A Prefeitura de Cuiabá criou um canal de denúncias online. Por meio desse canal, é possível denunciar possíveis criadouros do mosquito da dengue, como terrenos abandonados e água parada. A fiscalização ocorre em parceria com a Defesa Civil, que ficará responsável por ir até os locais denunciados e fiscalizar as condições relatadas.
Leia mais: Vacina da dengue está disponível em 33 cidades de MT; saiba quem pode tomar
A medida, anunciada junto ao decreto de estado de emergência na área da saúde, busca a colaboração da população para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Além do canal de denúncias, a Prefeitura está intensificando a limpeza de terrenos baldios, realizando campanhas de conscientização e contratando mais profissionais de saúde para atender a demanda.
Aumento dos casos
A prefeitura aponta um aumento expressivo de casos notificados de dengue, chikungunya e outras arboviroses, conforme registrado pelo Sistema de Vigilância em Saúde.
De acordo com o Boletim Epidemiológico referente às semanas 01 a 03 (de 29/12/2024 a 18/01/2025), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Cuiabá registrou um aumento de 204,5% nos casos confirmados de dengue e 1.913,3% nos casos confirmados de chikungunya.
Situação em Mato Grosso
Em 2024, o Ministério da Saúde registrou 43.351 casos prováveis da doença em Mato Grosso. No ano passado, 31 pessoas perderam a vida para a dengue no estado.
Em apenas 24 dias de 2025, já são 3.950 casos prováveis e três mortes são investigadas.
Fonte: primeirapagina