Sophia @princesinhamt
Notícias

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso realiza curso inédito de salvamento veicular pesado

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza ao longo desta semana o 1º Curso de Salvamento Veicular Pesado, treinamento inédito no Estado. Durante cinco dias, 24 bombeiros de todos os comandos regionais mato-grossenses aprendem técnicas e adquirem conhecimento para garantir mais eficiência nos atendimentos com instrutores de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

“Mato Grosso é um estado com um fluxo muito grande de veículos pesados, com os mais diversos tipos de cargas. Então, diante do número de envolvendo este tipo de veículo, esta é uma capacitação que havia uma grande necessidade de ser realizada”, explica o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Capitão Rivaldo de Andrade, coordenador do curso, observa que os veículos pesados contam com características particulares, que resultam em cenários complexos em situações de resgate. Ele ressalta, portanto, que o conhecimento técnico é essencial para que as vidas possam ser salvas.

2024 word3

Coordenador do curso, capitão Rivaldo Miranda de Andrade ressaltou que treinamento é essencial para melhoria dos serviços dos Bombeiros | Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

“Um minuto faz muita diferença. Quanto mais conhecimento técnico adquirimos, conseguimos atender esses tipos de ocorrência com mais eficiência e velocidade. É por isso que esse curso se torna tão importante para a população. Estamos nos especializando em salvar mais vidas”, pontua o capitão.

“Temos visto nos últimos anos um investimento muito alto em capacitação e compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros, por meio do Governo de Mato Grosso. É um olhar diferenciado e notório que se reflete nas ações e resultados da corporação”, acrescenta.

2024 word3

Ao todo, 24 alunos participam da capacitação |Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O curso teve início na última segunda-feira (05.12) e se estende até a próxima sexta-feira (09), com um simulado com vítimas. Ao longo dos dias, os bombeiros contam com palestras e aulas práticas que são realizadas na Arena Pantanal e em um estacionamento próximo ao Terminal Rodoviário de Cuiabá.

“Esse curso foca em veículos pesados especiais. Os alunos estão tendo aulas de desencarceramento em caminhões, ônibus, veículos blindados e até mesmo aeronaves. É uma experiência única para este tipo de ocorrência, às vezes de pouca frequência, mas que quando acontece gera situações bem complicadas”, afirma o capitão Clóvis Augusto Michelin, de Campinas (SP), um dos instrutores.

2024 word3

Capitão Clóvis Augusto Michelin, veio de Campinas (SP) para dar instruções | Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Soldado Camila Trevisol, também aluna do curso, ressalta que a capacitação não só aumenta a efetividade no salvamento de vidas, como também garante a segurança dos bombeiros militares que atendem essas ocorrências diariamente.

“Sempre buscamos estar sempre melhorando e se capacitando. Todo dia surgem novos equipamentos e técnicas, precisamos estar sempre atualizados. Essa capacitação garante que os bombeiros também não corram grandes riscos durante o atendimento dessas ocorrências, tendo em vista que a falta de conhecimento e técnica podem resultar em situações perigosas para os próprios militares”, explica.

2024 word3

Soldado Camila Trevisol diz que treinamento visa resguardar não apenas vida da população, mas dos próprios bombeiros | Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Fonte: GOV MT

2024 word3

O senador e vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, afirmou que estuda aplicar para a BR-101, que passa em seu estado, a mesma solução dada pelo governador Mauro Mendes para a BR-163, que foi inovadora no país.

A fala ocorreu durante o 10º Encontro Folha Business – Retrospectiva de 2022 e Perspectivas para 2023, realizado nesta quinta-feira (08.12), em Vitória (ES), que contou com a participação do governador Mauro Mendes.

Em Mato Grosso, após meses de e articulações, Mauro Mendes conseguiu viabilizar que o Estado assumisse a concessão dos 850 km da BR-163, para que finalmente ocorram as obras necessárias na rodovia a partir de 2023. Caso contrário, o iria relicitar a concessão e o início das obras poderia demorar até mais de quatro anos.

“Mato Grosso viveu o que nós vivemos aqui. A BR-101 é um grande desafio para nós capixabas. Nós estamos diante da determinação do governador Renato Casagrande para encontrar uma solução na BR-101, de forma a garantir a logística, a seguranca e o conforto das pessoas, pois são milhares de vidas que passam por ali”, afirmou Ferraço.

O vice eleito do ES relatou que a solução construída pelo governador Mauro Mendes é inovadora no Brasil e foi obtida em harmonia com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Tribunal de da União (TCU).

“O Governo de Mato Grosso, através de uma engenharia muito interessante, por meio da MT Par, conseguiu colocar de pé essa estruturação e assumiu a concessão da BR-163, que tem o mesmo peso pra eles que a BR-101 para nós. O governador foi muito preciso na construção dos detalhes, da segurança jurídica. Foi uma decisão inovadora”, elogiou.

Renato Ferraço pontuou que a situação da concessão da BR-101 também tem passado por problemas há anos, e, por isso, a solução dada à BR-163 é uma referência que o Governo do Espírito Santo pretende usar como base para resolver a questão da BR-101.

“Nós temos um problemão para resolver aqui e com a relicitação vai demorar não sei quantos anos para a retomada desta obra. O que nos facilita é o caminho percorrido por Mato Grosso. Estamos tentando caminhar tendo como referência essa iniciativa bandeirante do Estado de Mato Grosso, para nos iluminar e nos ajudar”, afirmou.

Outra iniciativa elogiada pelo vice-governador eleito foi a autorização para 1ª Ferrovia Estadual do país, feita em Mato Grosso, e cujas obras começaram neste ano.

“Mato Grosso tem ensinado ao país. Foi o primeiro Estado a colocar de pé a autorização para exploração de uma ferrovia. E não é uma ferrovia qualquer, é uma ferrovia de mais de 800 km de extensão. Isso é diferenciado, porque foi uma concessão feita por um governo subnacional. Não há na história brasileira um estado que tenha colocado de pé uma concessão como essa, que já está rodando”, completou.

Também estavam no evento: o ex-senador Cidinho Santos; os secretários de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) e Rogério Gallo (Fazenda); além de empresários, jornalistas e políticos.

Fonte: GOV MT

2024 word3

Alunos das Escolas Estaduais Militares Tiradentes, de Cuiabá e Várzea Grande, participaram da solenidade de formatura, alusiva ao encerramento do ano letivo de 2022, na noite desta quarta-feira (07.12). A cerimônia foi realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso e reuniu pais, professores, coordenadores e diretores das unidades escolares.

Na solenidade, foram entregues 180 certificados de conclusão do Ensino Médio para 120 alunos de Cuiabá e 60 de Várzea Grande, e para 240 alunos do Ensino Fundamental, sendo 120 de Cuiabá e 120 de Várzea Grande, que também passaram pela troca de fiel – cordão distintivo fixado ao uniforme, que diferencia o ciclo do aluno – ingressando ao Ensino Médio da instituição.

2024 word3

Um dos formandos do terceiro ano do Ensino Médio foi Murilo Vieira Rocha, de 18 anos, da Escola Estadual Militar Tiradentes de Cuiabá. O estudante ingressou na instituição em 2017 e afirma que vai levar para sempre a experiência e os ensinamentos adquiridos durante os seis anos em que foi aluno militar.

“Com certeza essa experiência vai me trazer muito mais preparo para cursar uma faculdade de excelência e o mercado de trabalho. Me sinto uma pessoa muito grata por ter passado pela escola, foram seis anos de muitos ensinamentos, disciplina e experiência de vida adquirida com os militares e professores, que nunca abandonam seus alunos. Conhecer a disciplina militar foi um sonho e hoje estou muito feliz de estar me formando aqui”, afirma o aluno.

A cerimônia de formatura foi presidida pela coronel Francyanne Siqueira Chaves, comandante-geral adjunta da PMMT. A coronel, que também é uma ex-aluna da Escola Tiradentes, afirmou estar muito honrada em presenciar mais uma solenidade de formatura e ressaltou a importância do ensino e disciplina das escolas estaduais militares com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Educação.

“Há mais ou menos 30 anos eu vivi essa emoção e experiência, e afirmo para vocês que vale muito a pena estudar na Escola Tiradentes. Aos formandos, eu digo: dediquem-se e busquem seus objetivos, pois vocês todos são capazes de serem os profissionais que almejam, em qualquer carreira que desejem. À Polícia Militar fica muito honrada em oferecer esta formatura e acredito que hoje entregamos para a sociedade cidadãos capacitados e com bons valores, que receberam nesta grandiosa formação”, destaca a comandante-geral adjunta.

2024 word3

O diretor da Escola Estadual Tiradentes de Cuiabá, coronel da reserva remunerada Zacarias Conceição Vitalino fez a leitura da ordem do dia e, em sua fala, ressaltou as missões e valores exercidos dentro do ambiente escolar militar.
 

“A disciplina e hierarquia são parceiras fundamentais no processo da educação do nosso corpo discente, onde os mesmos aprendem a lidar com as situações de modo diferenciado e explorando suas habilidades e competências nas esferas escolar e social. Reforçamos nosso compromisso com a sociedade mato-grossense em formarmos jovens, incentivando-os ao protagonismo da sua própria história, contribuindo com a pesquisa científica de forma positiva”, afirmou o diretor, coronel Vitalino.

A cerimônia de formatura contou com a entrada das madrinhas e padrinhos, que entregaram os certificados de conclusão aos alunos. Os formandos do Ensino Médio ainda realizaram o juramento e fizeram o último desfile de tropas, se despedindo do ambiente escolar.

Também estiveram presentes no evento o coronel Wilker Soares Sodré, subchefe de Estado Maior-Geral da PMMT, coronel Daniel Lipi Alvarenga, comandante da Direção de Gestão de Pessoas da PMMT, coronel da reserva remunerada Edivaldo Souza de Oliveira, diretor da Escola Estadual Militar Tiradentes de Várzea Grande, entre outras autoridades militares e civis.

2024 word3

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.