Sophia @princesinhamt
Notícias

Conselho capacita rede de atendimento à criança e adolescente – SINOP

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou na manhã de hoje (22), a capacitação continuada para a Rede de Atendimento à Criança e Adolescente de Sinop. O encontro, que se estenderá até a sexta-feira (24), na Câmara de Vereadores, busca debater as principais ações que garantem o cumprimento dos direitos desse público, como a atuação dos Conselhos de Diretos na elaboração de políticas públicas, campanhas de prevenção a violações de direitos, acolhimento institucional, entre outros temas.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, esteve presente na abertura do evento para receber o palestrante que conduzirá os três dias de capacitação. “É muito importante promovermos essa troca de experiências. Nosso palestrante convidado, Fernando Bezerra, foi escolhido pelo Conselho com base em sua experiência na área e por ser referência no assunto. Por isso, acredito que esses dias serão de muito aprendizado a todos os profissionais de Sinop”, destacou.

Fernando Bezerra é historiador, especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Estado onde reside. “Está sendo um momento importante de treinamento dos profissionais do município. Agradeço o empenho e vontade política dos gestores, da secretária Scheila, do prefeito Robertor Dorner, e do Conselho de Direitos de Sinop. Serão três dias de formação para que o município possa fazer um atendimento ainda melhor às suas crianças e adolescentes”, declarou o palestrante.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rubia Naves de Paula, o principal objetivo da formação é capacitar os profissionais que atuam por meio da Rede, e assim aperfeiçoar o trabalho da equipe, que conseguirá proporcionar atendimento de qualidade à sociedade. “O nosso intuito maior é fazer com que se cumpram os direitos da criança e do adolescente. Para nós é um desafio muito grande, são vários temas fundamentais para condução de todo processo, e quanto mais nós nos aperfeiçoarmos e a rede conseguir estar mais consolidada, lá na ponta o nosso atendimento com relação às crianças e adolescentes vai ser melhor”, destacou.

Até o final da semana, aproximadamente 100 profissionais devem participar da formação, entre servidores do Conselho Tutelar, conselheiros de direitos, Promotoria da Infância, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e membros das entidades incluídas na rede de atendimento, que acolhem e lidam diretamente com as crianças e adolescentes do município.

A capacitação está sendo custeada com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), um fundo público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os Fundos são geridos pelos Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais da Criança e do Adolescente, que são responsáveis pelo recolhimento e destinação dos recursos para projetos que promovam a proteção e garantia de direitos de meninas e meninos.

No ano passado, o Fundo Municipal captou mais de R$1,2 milhão em doações, possibilitando o investimento em ações para crianças e adolescentes e capacitações para a rede de atendimento.

 

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.