Sophia @princesinhamt
Notícias

Concerto único na UFMT: uma fusão perfeita entre o clássico e o popular

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Divulgação

253aa34d3f97160ccbf284db09b8ae4e24ee0200.png

 

Programa de extensão UFMT com a Corda Toda  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza nesta sexta-feira (15), às 19h30, o concerto “Ponto de ”. A ação, aberta e gratuita, acontece  no Auditó do Instituto de Educação, no Câmpus de Cuiabá, e contará também com a presença da Orquestra Cuiabana de Choro, tocando clássicos deste estilo, além de músicas autorais.

A coordenadora do UFMT com a Corda Toda, a professora Rúbia Naspolini Yatsugafu, conta que o nome do concerto celebra de fato os encontros que auxiliam e divulgam a boa música para todo Estado. “Esses concertos que planejamentos e promovem o diálogo entre os diferentes grupos, como a Camerata de Violões, Camerata Cuiabá e na Peneira, esse último que envolve música e literatura”, destacou, citando que entre sábado (16) e terça-feira (19),  acontecem outros encontros de Violino, Viola e Violoncelo  pelo Câmpus.

Sobre o repertório,  Rúbia Naspolini Yatsugafu contou que será composto de músicas como  “Saudades de Maria para cordas”, de Andrew Moraes da Orquestra Cuiabana,  “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim, “Aquarela na quixaba” de Hamilton de Holanda. Teremos ainda “Flor de Abacate”, Álvaro Sandim, “Choro pro Zé” de Guinga, “Palpite infeliz”, Noel Rosa, “Carinhoso’ de João de Barro e Pixinguinha, “Tico Tico no fubá” Zé de Abreu e “Lamentos” de Pixinguinha. 

O regente da Orquestra Cuiabana de Choro, Andrew Moraes, falou sobre o tema do concerto e o processo de formação do grupo. “É uma satisfação participar mais uma vez junto com o Programa de Extensão UFMT com a Corda Toda, pois foi nesses encontros que o grupo se formou. Vejo essa ação como uma possibilidade de integração e desenvolvimento da música erudita, como as cordas, e a música popular, representada pelo choro”, destacou, complementando que o concerto coroa a região com música boa e de qualidade.

Acesse a rede social do Programa de extensão UFMT com a Corda Toda 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.