Sophia @princesinhamt
Notícias

Como superar desafios com resiliência: dicas essenciais para enfrentar adversidades

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Costumo dizer que se nossos dias fossem fáceis, não seria necessá haver finais de semana, feriados ou férias. Tudo isso existe porque os dias são cansativos, as jornadas de trabalho e de estudo nem sempre são fáceis. Além do cansaço, também nos deparamos com os obstáculos da vida e estes são muitos. Precisamos vencer muitos deles, uns dizem respeito a nós mesmos, como lidamos com nossas próprias dificuldades, nossas próprias limitações; outros vêm de fora, daquelas pessoas que nos limitam, que dificultam nossas caminhadas.

Marcos Estevão fala sobre resiliência – não basta apenas resistir, é preciso superar

Carlos Drummond de Andrade definiu isso, poeticamente, em seu poema “No Meio do Caminho”, quando diz: “no meio do caminho tinha uma ”, na verdade uma pedra, que não é só uma, são várias ao longo da vida, pedras que não existiam apenas para Drummond, existem para mim, para você e para todos. Precisamos saber quando devemos transpô-las, desviar delas, construir algo com elas, ou simplesmente esperar e admitir a impossibilidade de superá-las.

Antigamente, falava-se apenas em resistir. Hoje sabe-se que a resistência, isoladamente, nos traz pouco benefício. Precisamos aprender com os obstáculos, não apenas resistir a eles, mas traçar a partir dali algo maior. Precisamos ver o mundo com suas vitórias e derrotas. Ganhar ou perder, ter sucessos ou fracassos, não importa. O que importa é saber lidar com tudo isso, é saber olhar ao redor e entender a dinâmica da vida e isso não é pura resistência, isso é Resiliência, ou seja, não apenas resistir, mas também superar.

As dificuldades vêm carregadas de estresse, mas resistimos a elas, e não apenas isso, buscamos soluções, uma nova solução a cada problema, permitindo-nos ser ao mesmo tempo mais fortes e mais tolerantes frente às adversidades, com maior controle dos nossos impulsos e de nossas .

O Resiliente enfrenta e supera melhor os conflitos existentes nos grupos sociais, muito comuns hoje em dia. O Resiliente é aquele que não apenas aprende a cair, como também a levantar-se. O Resiliente tolera mais as frustrações que surgem na vida, aprende a ouvir cada “Não” e com isso enriquece seu aprendizado emocional, torna-se mais seguro e mais capaz nos diversos momentos difíceis da vida. O Resiliente descobre que quase sempre, por mais que não pareça, existe uma saída.

Nem tudo dá certo como se espera e quando as coisas dão errado, em vez de desistir, o Resiliente se conscientiza de que é preciso encontrar novos caminhos para alcançar o mesmo objetivo almejado ou para seguir em busca de novas metas.

O Resiliente é aquele que se adapta com mais facilidade a novas situações e novos desafios, utiliza melhor sua inteligência emocional e, com isso, desenvolve sua saúde mental.

Já nascemos com um certo grau de Resiliência Implantado em nosso DNA, mas é a vida que nos molda e desenvolve ou não essa fatia que trazemos conosco. Por isso é importante que ela seja trabalhada pelos e depois incentivada pelos professores ainda na infância, com estímulo continuado na adolescência. Quando bem desenvolvida, a saúde mental agradece; caso contrário, passa a ser muito mais fácil nos tornarmos presas das doenças da mente, como estresse, transtornos do , ansiedade, depressão e dores crônicas.

Alguns de nós têm maior Resiliência que outros. Quando a falta dela traz prejuízos à nossa existência, a psicoterapia é o principal meio para que se aprenda a lidar com as frustrações da vida e dar um novo significado ao nosso caminho.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.