Vimos na semana passada a ação prejudicial dos anabolizantes, tanto para o corpo físico, quanto para a mente. Vimos também que episódios desproporcionais conhecidos como Roid Rage ou raiva esteroide levam a agressões verbais e físicas dirigidas a outras pessoas e, algumas vezes, até a agressões potencialmente homicidas, com muitos casos de assassinatos já relatados nas últimas décadas. Assista ao vídeo abaixo:
Pois bem, Roid Rage é um termo usado para descrever essa raiva esteroide, esses episódios de alterações geralmente bruscas do humor, com franca irritabilidade. Roid Rage descreve esses momentos de extrema agressividade e apesar de ainda pouco se falar sobre isso, não é uma ocorrência rara.
Essa raiva explosiva e desproporcional ou Roid Rage ou raiva esteroide está associada ao aumento dos níveis de testosterona ou hormônio sexual masculino que passa a interagir negativamente com outras substâncias no sistema nervoso central, como a serotonina e a dopamina, que são importantes na regulação do humor e das atitudes. Quando influenciadas pelos anabolizantes, transformam o comportamento normal em comportamento agressivo.
São casos em que há uma percepção errônea em relação à própria capacidade física ou poder sobre outras pessoas. É quando o usuário de anabolizantes se sente invulnerável a ameaças e perigos e age impulsivamente, de forma agressiva, contra outras pessoas ou contra o ambiente. As alterações frequentes do humor, que oscila entre a tristeza e a euforia, são fortes desencadeantes dos episódios de explosividade ou roid Rage.
Quando nos reportamos à raiva esteroide precisamos atentar que se trata de um episódio explosivo relacionado ao uso de anabolizantes, que tem como início uma grande irritabilidade com dificuldade de controle das emoções. Isso se manifesta muitas vezes por meio de comportamentos de risco e violentos, com momentos de agressividade desproporcional aos acontecimentos. São frequentes os conflitos interpessoais e o comprometimento das relações conjugais, familiares, acadêmicas, profissionais e sociais.
Felizmente nem todos os usuários de anabolizantes vão apresentar a raiva esteroide ou Roid Rage, mas certamente todos vão ter oscilações do humor com algum grau de irritabilidade. Diversos fatores favorecem o surgimento de Roid Rage, como problemas psiquiátricos pré-existentes, principalmente transtornos da personalidade; fatores de grande estresse doméstico ou profissional; tipo de esteroide utilizado, dosagem e frequência de uso dessas substâncias.
Quando a irritabilidade ultrapassa as fronteiras do que se considera dentro da normalidade essa irritabilidade se transforma em agressão, que pouco a pouco vai deteriorando os diversos tipos de relacionamentos. Os problemas psiquiátricos podem tanto favorecer o comportamento agressivo nos usuários de anabolizantes, como também podem ser agravados ou desencadeados pelo consumo dessas substâncias, tendo a depressão e a ansiedade os quadro mais comumente atingidos.
Por tratar-se de agressividade dirigida a alguém ou ao ambiente, a raiva esteroide ou Roid Rage está sujeita a ações legais, sejam policiais ou judiciais. As consequências podem ser grandes e muitas tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental e para a vida social do usuário de anabolizantes.
Por isso, há necessidade de que seu uso seja percebido precocemente como inadequado e que a interrupção do consumo seja feita de imediato. Caso o usuário não consiga fazer isso sozinho, faz-se necessário buscar ajuda profissional, na psicologia e na psiquiatria, por meio de profissionais com experiência no assunto.
Fonte: primeirapagina