A Prefeitura Municipal de Diamantino recebeu no município, nesta segunda-feira (20.11), o Ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro junto ao Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, o presidente da Friboi, Renato Costa e o CEO da JBS Brasil, Gilberto Xandó. A visita aconteceu devido à retomada das atividades de abate da unidade na cidade, que tinham sido afetadas durante incêndio ocorrido em junho deste ano.
De acordo com a empresa, a capacidade futura de processamento após ampliação é de 3.600 cabeças por dia e o objetivo é tornar a fábrica do município a maior planta de carne bovina da América Latina, com cerca de 3.000 colaboradores divididos em dois turnos.
O Governador, Mauro Mendes, comentou sobre a visita e sobre a expectativa de mostrar a potência do estado na agropecuária.
“Hoje estamos vendo a plena recuperação da unidade, mostrando a força do grupo e seu compromisso com a região. Essa ampliação ocasionará três mil empregos e possibilitará um abate que contribuirá muito com o escoamento da capacidade de produção que Mato Grosso tem.”
Representando o Prefeito, Dr. Manoel Loureiro, esteve presente a chefe de Gabinete, Evanilda Martins Aléssio, que comentou a importância da unidade para Diamantino e toda região.
“A retomada das atividades marca um novo e belo recomeço para o desenvolvimento na cidade e para a geração de empregos. Sabemos que são trabalhadores de diversos locais, além de Diamantino, que encontram também oportunidade aqui. A administração municipal fica feliz em ver esse retorno.”
Com uma etapa inicial prevista para um investimento de R$ 300 milhões, a unidade de Diamantino informou que a planta opera com capacidade inicial de processamento de 600 cabeças de gado por dia, e que chega a 1.800 nas próximas semanas. Diamantino contará com apoio em atividades complementares de duas unidades da Friboi: as plantas de Barra do Garças (MT) e Campo Grande (MS).
Gilberto Xandó, CEO da JBS Brasil, afirmou que o investimento reforça o compromisso com o desenvolvimento das regiões em que a empresa está presente. “Só no Estado do Mato Grosso, já empregamos mais de 9,5 mil pessoas.”
A empresa destacou que a unidade tem capacidade de ampliação em até 2,4 vezes o volume de processamento de bovinos em relação à capacidade anterior.
Renato Costa, presidente da Friboi, destacou que além disso a unidade está preparada para o atendimento das principais exigências dos mercados internacionais, incluindo o processamento halal.
“A fábrica de Diamantino está sendo equipada com o que há de mais moderno em automação e com a mais alta tecnologia em processamento e congelamento de carne bovina, com foco em produtos de valor agregado e produtos porcionados.”
Durante a visita, a comitiva pôde observar as obras de ampliação da planta previstas para 2024, sendo elas: um novo túnel de congelamento, um parque ampliado de embalamento de produtos a vácuo e uma área exclusiva para futuras instalações de linhas específicas para produção de cortes bovinos porcionados.
Integrando a comitiva do Estado, estiveram presentes o senador José Aparecido dos Santos (Cidinho Santos); o secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; o presidente do MTPAR, Wener Santos; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel e o empresário Fernando Maggi.
Representando o município de Diamantino, estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente e Cidade, Milton Criveletto; o secretário municipal de Administração, Edvaldo Carnaúba; a secretária de Fazenda, Marineides Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Diamantino, vereador Arnildo Neto e os vereadores Ranielli Patrick, Michelle Carrasco, José David, Diocélio Pruciano, Edmilson Freitas e Rose Pinhata, além do ex-prefeito municipal, Chico Mendes.
Os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Paulo Araújo e Valdir Barranco também fizeram parte da visita.
Acompanharam todas as autoridades a Polícia Militar, através da 9ª Companhia Independente de Diamantino por meio do Tenente-coronel Mário Willian, a Força Tática e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
CHEGADA
Durante a chegada da comitiva do Estado, o Governador Mauro Mendes foi recebido pelo grupo municipal de siriri “Diamantes do Cerrado”, que presenteou o chefe do executivo com artesanatos locais criados pela equipe de artesãos da Fundação Cultural de Diamantino.
Os artesanatos esculpidos em madeiras retratam a biodiversidade do estado, além de povos nativos da região.
Os jovens estavam acompanhados da coordenadora da Fundação Cultural, Joice Pinheiro e da coordenadora de siriri, Viviane de Souza
Fonte: Assessoria da Prefeitura