Circuito gastronômico do Pantanal movimenta economia de Santo Antônio do Leverger
A feira será realizada nos dias 21 e 22 de julho, na Praça de Eventos da cidade
17/07/2023 às 10:16 Atualização
17/07/2023 às 11:36
A feira será realizada nos dias 21 e 22 de julho, na Praça de Eventos da cidade. A estrutura conta com diversas microempresas locais, que, com a consultoria do chef de cozinha, Marcelo Cotrim, elaboraram cardápios inéditos para o evento
O Circuito Gastronômico do Pantanal 2023 segue roteiro de cidades pantaneiras e desembarca em Santo Antônio do Leverger (a 33,8 quilômetros de Cuiabá), nos dias 21 e 22 de julho. A feira realizada com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) será instalada na Praça de Eventos da cidade, com a participação de 19 estabelecimentos.
Os expositores contaram com a ajuda do chef de cozinha, Marcelo Cotrim, para criarem cardápios exclusivos para o evento. Um dos objetivos da feira é estimular o turismo no município, por meio da gastronomia.
Neste ano, o circuito percorre cinco cidades pantaneiras mato-grossenses, sendo cada local representado por um ingrediente base, entre eles, a castanha Baru, a abóbora, o pequi e outros produtos regionais. Na edição de Santo Antônio, a abobrinha estará presente em todos os preparos do menu e, os visitantes poderão prestigiar a culinária local entre as 18h e 23h.
Para os microempreendedores do município, ações como estas trazem resultados a curto e médio prazo. Esse efeito é observado em estabelecimentos como o da microempresária Eliane de Magalhães Gonçalves, dona de uma marmitaria.
“A expectativa é grande e esperamos atrair o público para assim, melhorar as vendas. Essa parceria com o Sebrae/MT é fundamental para ajudar a movimentar a nossa cidade”, declarou Eliane, que pela segunda vez, participa da feira.
A criação de um roteiro gastronômico pantaneiro, além de movimentar a economia da região, também destaca outros potenciais turísticos da cidade. “A gastronomia é um importante elo que desperta no turista o vínculo entre sabores e lugares, e o nosso bioma é muito rico em ingredientes, porque não explorar? O papel do Sebrae é exatamente esse, de apoiar o pequeno negócio”, ressalta Fabíola Lima, analista de Turismo do Sebrae/MT.
Além dos dois dias de feira, os pratos criados para o Circuito estarão à disposição do público até o dia 5 de agosto, somente nos estabelecimentos parceiros.
Cardápio resgata tradição
A cada edição do Circuito, um produto é escolhido como base nos preparos das receitas e para Santo Antônio do Leverger a abobrinha foi a escolhida, por ser um legume rico em nutrientes e facilmente encontrado na região.
As diversas variedades de abóbora ganham destaques nos pratos, com a criação de receitas inéditas, criadas a partir de consultorias realizadas pelo chef de cozinha Marcelo Cotrim.
Após pesquisas realizadas pelo chef e imersão na história do município, ele concluiu que deveria evidenciar um costume local. No passado, os santo-antonienses também eram famosos por serem grandes consumidores de abóbora, ou ‘papa abóbora’.
“Com base nisso, verificamos que em todas as casas que a gente visitou, a maioria tinha abóbora ali de diversas qualidades. Muitas trazidas de sítios próximos, eram ganhas ou compradas, porque eles gostam mesmo do legume. Durante nossas pesquisas também descobrimos que, há muitos anos, Santo Antônio já teve um festival da abóbora. Então coincidiu bem com a escolha do ingrediente”, relata Marcelo Cotrim.
Para o cardápio especial da edição de Santo Antônio do Leverger, o chef de cozinha trabalhou para mostrar a diversidade de abóboras e suas várias maneiras de ser utilizada.
“Fomos além da forma que eles têm costume de preparar e consumir. Acho que acertamos em cheio na escolha desse ingrediente, que sem dúvida vai aumentar o consumo e até mesmo a comercialização, por ser um ingrediente acessível, barato, além disso, a pessoa pode cultivar no quintal de casa e fazer o bom uso desse ingrediente que realmente é incrível”, concluiu.
Programa Pró Pantanal
O Circuito Gastronômico do Pantanal é uma iniciativa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com as prefeituras municipais. O festival é uma das ações realizadas pelo Programa Pró Pantanal, criado em 2020 pelo Sebrae/MT e Sebrae/MS, que também conta com o apoio de entes do setor público.
Sobre o Circuito 2023
Além de Santo Antônio do Leverger, o Circuito também estará nas cidades de Cáceres, Nossa Sra. do Livramento e Barão de Melgaço.
O município de Poconé inaugurou o Circuito Gastronômico do Pantanal de 2023, em junho. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae/MT, mais de 2,8 mil pessoas prestigiaram o evento de lançamento em Poconé, ocorrido entre os dias 23 e 25 de junho.
“Superamos as expectativas, pois tivemos adesão dos empresários que participaram em 2022 e outros que reconheceram o sucesso do trabalho realizado, a gestão municipal também trabalhou junto para a construção do evento”, avaliou Fabíola Lima.
Estabelecimentos participantes do Circuito de Leverger:
1. Espeto e Restaurante:
– Espeto com purê de abóbora
– Yakisoba com abóbora
2. Marmitaria da Eliane
– Bolinho de abóbora com linguiça e queijo
3. Kelly Recanto dos Peixes
– Peixe grelhado com mousseline de abóbora
4. Recanto do Jaó
– Arroz de banana e abóbora caramelizada
– Mandioca com creme de abóbora
– Quibebe de abóbora com ovo caipira
5. Doce Terapia
– Bolo de pote com creme de ninho e abóbora com doce de abóbora com coco
6. Cidinha Pastel
– Pastel de carne com abóbora cremosa
7.Pousada Recanto das Aranquas
– Croquete de abóbora com carne seca
8. Rancho Epona
– Bolo de abóbora com cobertura de abóbora caramelizada
9. Erenil Doces
– BOI-PÁ (doce de abóbora)
10. Burgrelhas
– Hambúrguer com cheddar de abóbora e abóbora caramelizada
11. Sabores Rio Abaixo
– Coxinha com Massa de abóbora e recheio de carne seca
12. Pousada Barra Aricá
– Farofa de abóbora
13. Rest. e Marmitaria cheiro verde
– Empada de carne seca com abóbora cremosa e abóbora caramelizada
14. Espeto Lima
– Cabotiã recheada com creme de camarão
– Carne seca com creme de abóbora
15. Duda Restaurante
– Frango com creme de abóbora
16. Delícias da Tia Lu
– Francisquito de abóbora
– Bolo de arroz c/ abóbora
– Beliscão com gota de doce de abóbora c/ coco
17. Kinha Confeitaria
– Bolo de pote: abóbora com coco
– Bolo com creme 4 leites de abóbora e caramelo de abóbora com flocos de coco
18. Chalé Restaurante
– Croquete de mandioca e abóbora com pintado
19. Rapadura do Barranco Alto
– Rapaduras e derivados
Fonte: Sebrae