Durante o mês de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Gaúcha do Norte junto com a equipe da rede de apoio trabalha as campanhas Verde e Amarelo. Enquanto o Setembro Verde remete a luta pela inclusão social, o Setembro Amarelo busca a prevenção ao suicídio.
Um painel sobre as campanhas foi fixado em frente o CRAS e busca a conscientização da população para as causas.
A assistente social do CRAS, Patrícia Ribeiro de Souza, falou sobre as campanhas e de que maneira o trabalho é realizado no município. “Temos toda uma equipe capacitada para trabalhar esses temas, trabalhamos em conjunto, em rede, tem a equipe da saúde também que presta todo o apoio a população acerca da prevenção ao suicídio que é um problema hoje que acomete toda a sociedade, inclusive tem o CVV que é o telefone onde as pessoas são atendidas anonimamente, tem toda a questão de sigilo e pode ser acessado por toda a população através do 188”, comentou.
“Trabalhamos com palestras e encaminhamentos da rede socioassistencial e a pessoa que precisa de atendimento psicológico, fazemos o encaminhamento para a psicóloga da saúde”, acrescentou Patrícia.
“Já a inclusão social é o direito de toda pessoa que tenha uma deficiência, e muitos não sabem desses direitos, e através do CRAS elas são orientadas”, finalizou a assistente social.
Fonte: Assessoria da Prefeitura