Sophia @princesinhamt
Notícias

Casa Silva Freire inicia ciclo de oficinas dedicadas à estética do poeta

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

A Casa Silva Freire inicia, nesta segunda-feira (07.11), seu ciclo de oficinas culturais pautadas na obra do poeta mato-grossense. Nesta primeira rodada de oficinas, o tema será “A Poesia Audiovisual de Silva Freire”, ministrada pelo fotografo e documentarista Henrique Santian.

Esta primeira oficina será destinada exclusivamente a estudantes e professores do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá (IFMT), dedicada a jovens com idade acima de 16 anos. A rodada segue com outras duas oficinas (nos dias 08.11 e 05.12) com inscrições abertas. As três atividades estão organizadas com os seguintes temas: Oficina de Foto-poesia, Oficina de Poema-sonoro, e Oficina de Videoarte.

“As oficinas são independentes. Cada pessoa pode se inscrever em uma ou nas três. Será um passeio pela obra de Silva Freire. As três oficinas integram o híbrido nas obras do poeta e propõem uma experiência no universo da fotografia, do áudio e do videoarte, possibilitando várias narrativas possíveis”, adianta Santian.

As oficinas serão realizadas para 15 estudantes, que estarão em constante imersão produzindo uma série de conteúdos, que compõem uma obra acabada, sendo possível uma mostra fotográfica com a instalação de um videoarte com trilha produzida pelos estudantes, durante as oficinas. As inscrições serão realizadas mediante preenchimento de formulário digital ou inscrição presencial, na própria sede do Ponto de Cultura, de 13h30 às 14h30.

“As oficinas têm o objetivo de promover o acesso fácil às ferramentas de produção audiovisual, como smartphones, por exemplo, sendo possível, assim, a produção deste material. Para as oficinas, irei disponibilizar também minha câmera fotográfica e equipamento de áudio, para termos uma composição final de resultados com qualidade”, conclui Santian.

Atrelada às oficinas, os participantes, como estratégia de imersão, farão uma visita guiada à exposição de arte/ acervo Silva Freire, já disponível na Casa Silva Freire, aberta à visitação.

As ações das temporadas 2022 e 2023, da Casa Silva Freire, estão previstas no convênio firmado com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.  Todas as atividades são gratuitas e ocorrem sempre de 13h30 às 17h30, na Casa Silva Freire, situada à Rua Cândido Mariano, 707, Centro-Norte.

Sobre Henrique Santian

Nascido em 1989, na cidade de Sorriso, Mato Grosso, em sua vivência com os povos indígenas e de raízes tradicionais afro-brasileiras, com propostas estéticas contemporâneas, Henrique Santian mixa a linguagem de documentário, videoarte, paisagens sonoras e formatos em experimentação.

Seu trabalho mais recente é o documentário A Fé de Francisca, com lançamento internacional. Atualmente Santian mora e trabalha no Vale da Benção, em Chapada dos Guimarães

Casa Silva Freire

Ponto de Cultura, integrante da Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso, a Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos com a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do movimento Intensivismo e Poema//Processo, por meio da promoção e incentivos à cultura, educação, literatura, arte e ciências no Estado de Mato Grosso.

A Casa de Cultura Silva Freire é uma das instituições vencedoras do edital Rede Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. A seleção pública visa fomentar projetos de manutenção e fomento de atividades culturais continuadas, desenvolvidos por instituições do terceiro setor, reconhecidos como Ponto de Cultura dentro dos segmentos culturais.

Silva Freire

Benedito Sant’Anna da Silva Freire nasceu em 20 de setembro de 1928, em Porto de Fora, vila próxima à Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, Mato Grosso, mas foi registrado em Cuiabá, capital do Estado, onde viveu e faleceu no dia 11 de agosto de 1991, aos 62 anos.

Foi advogado, jornalista cultural, poeta de vanguarda e professor titular do Departamento de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Colaborou para a formação cultural brasileira e para história política, educacional e literária mato-grossense, tendo sido preso e cassado em seus direitos políticos pela ditadura militar, na ocasião da Revolução de 31 de março de 1964.

Inscrições

A primeira e segunda oficinas (dias 7 e 8.11) serão dedicadas exclusivamente aos estudantes do IFMT, porém, a terceira – Oficina de Videoarte – a ser realizada em 5 de dezembro, será aberta ao público, além de estudantes Instituto Federal.

As inscrições devem ser realizadas mediante preenchimento de formulário digital ou inscrição presencial na Casa Silva Freire até o dia do evento, de 13h30 à 14h30. Formulário online AQUI. Acesse www.casasilvafreire.org.br/index.

Fonte: GOV MT

2025 word3

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT), promove nesta segunda-feira (07.11), das 8h às 12h, o Seminário “Repasse de ICMS”, no Auditório Cloves Vettorato, do Palácio Paiaguás. Todos os 141 prefeitos e seus secretários de Educação foram convidados, além de técnicos que fazem a gestão orçamentária nos municípios.

O evento contará com a participação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime)-MT, Eduardo Ferreira da Silva, além de economistas ligados à Seduc-MT, Seduc-CE e da Sefaz-MT.

O seminário visa esclarecer os critérios e indicadores que compõem a formula da qualidade da Educação Pública. O evento também vai abordar a Lei Estadual 746/2022, que determina a indexação de 10% do valor do ICMS repassado aos municípios.

A legislação estadual atende ao disposto da Emenda Constitucional 108, que alterou critérios da participação dos municípios na distribuição do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação.

Serviço

Seminário discute repasse de ICMS à Educação

Data: 07.11 (segunda-feira)

Hora: 8h às 12h

Local: Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás

Fonte: GOV MT

2025 word3

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), publicou no Diário Oficial do Estado as regras para a edição 2022 do Prêmio Educa MT, que faz parte do Programa Alfabetiza MT.

Nesse ano, a premiação total será de R$ 8,2 milhões, beneficiando 200 escolas da Rede Estadual de Ensino. Podem participar unidades dos 141 municípios que realizarem a avaliação somativa do Programa Alfabetiza MT até 25 de novembro.

A secretária adjunta de Gestão Educacional, Lélia Brun, explica que um dos objetivos da premiação é estabelecer uma rede de colaboração e compartilhamento de boas práticas e bom desempenho na alfabetização das redes públicas de ensino. “Também apoiamos financeiramente as 100 unidades que obtiveram os menores índices na avaliação somativa. Isso assegura o zelo pela equidade no Prêmio Educa MT”.

As escolas classificadas serão divididas em três categorias. O prêmio I será destinado as 80 escolas que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (Idem-Alfa). Já o Prêmio II é destinado às dez escolas com as maiores evoluções no Idem-Alfa em relação à edição anterior do prêmio. Por fim, o Prêmio III contempla dez escolas com Idem-Alfa igual ou superior a 5,0 pontos, que possuam os menores desvios-padrão entre os resultados individuais dos estudantes em Língua Portuguesa.

A portaria publicada no Diário Oficial do dia 27 de outubro, trata da atribuição a cada categoria e dos critérios para a sua premiação. Os valores entregues a cada escola serão depositados em conta e cada unidade decidirá, de forma coletiva, como investir os recursos. Além disso, as 100 escolas premiadas deverão assessorar pedagogicamente uma das 100 escolas apoiadas.

“O Prêmio Educa MT reafirma o compromisso da Seduc com o regime de colaboração e também com o zelo pela alfabetização na idade certa, até os 7 anos de idade de todas as crianças mato-grossenses”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Parâmetros

O Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (Idem-Alfa), cuja escala de medida vai de 0 a 10, é gerado a partir dos resultados obtidos pelo Sistema de Avaliação Educacional na Alfabetização, o Avalia MT.

São três indicadores usados como parâmetros: o fator de Equidade Educacional, taxa de Participação na Avaliação, além da proficiência média dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

A metodologia aponta no sistema os resultados, classifica cada aluno de acordo com a sua necessidade de aprendizado e atua diretamente no ponto focal junto à escola.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.