Sophia @princesinhamt
Notícias

‘Capacitação de 77 mil jovens em MT: Programa ‘Educação que Transforma’ em 2024’

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Programa ‘Educação que Transforma’ capacita 77 mil jovens de MT em 2024

Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as regiões do estado e também capacitou 12 mil professores

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
15/01/2025 às 16:21

O “Educação que Transforma” beneficiou 77 mil estudantes mato-grossenses do ensino médio e fundamental em 2024. O programa realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) é focado em capacitar tanto alunos quanto professores com habilidades empreendedoras essenciais para o futuro.

Com oficinas e palestras, o foco do programa abrange os três principais eixos: inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. As ações foram realizadas em todas as regiões de Mato Grosso com apoio de prefeituras e do Governo do Estado.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em conjunto com o Instituto de Pesquisa IDEIA, indica que três em cada dez jovens brasileiros desejam abrir o seu próprio negócio. Dado que segundo o analista da gerência de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Rafael Calazans, indica a tendência dessa geração, que tem uma visão diferente sobre o formato de trabalho.

“Eles não querem mais aquele formato tradicional de CLT, trabalhando 8 horas por dia, com horário. Querem horários flexíveis, com ganhos maiores e maior autonomia. E essa competência empreendedora, não serve apenas para abertura de negócios ou para você gerir o seu negócio, mas serve também para mostrar que o empreendedorismo está aonde você trabalha, o chamado ‘intra-empreendedorismo’, que é trabalhar com horários flexíveis, atuando com demandas e não apenas atrás de um computador. Esse público é o público da futura geração, eles serão nossos médicos, empresários e engenheiros”, assegurou o gestor de Educação Empreendedora do Sebrae/MT.

O interesse do jovem em ter o próprio negócio também foi apontado pela pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), que analisou os empreendedores potenciais no país. O estudo mostra que mais da metade dessas 47,7 milhões de pessoas estão na faixa entre 18 e 34 anos.

“São estes jovens que vão traçar o norte do nosso país, são eles que vão conduzir o formato de trabalho. Então, capacitar as pessoas para terem atitudes empreendedoras, é super importante. É de suma importância que tenhamos profissionais capacitados e gabaritados pra poder atuar nesses novos mercados de trabalho”, destacou.

Além dos alunos, cerca de 12 mil professores também foram contemplados com a capacitação do Programa Educação que Transforma. As metodologias são ministradas pelos consultores do Sebrae/MT e tem como carga horária 44 a 60 horas, a depender da temática abordada.

“A ideia é desenvolver essas competências, acreditamos que a sociedade consegue caminhar mais com as próprias pernas, elas conseguem ter mais autonomia para poder ditar o que que eles querem, conseguem trabalhar melhor a visão de empreendedorismo, até mesmo dentro de casa, sendo líderes de si mesmo, criando essas habilidades diferentes do que o ensino tradicional traz”, conclui.

Educação Empreendedora no Sebrae

Criado em 2013 como Programa Nacional, a Educação Empreendedora do Sebrae já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.

Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.