Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (29), em Cuiabá, Campo Verde recebeu o prêmio “Cidades Inovadoras”, concedido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECITECI). O município foi representado na entrega do prêmio pelo secretário municipal de Planejamento, Rubens Anunciação Júnior.
O prêmio “Cidades Inovadoras” teve 26 projetos inscritos, sendo que 20 foram classificados. Campo Verde concorreu na categoria B, que reunia municípios com mais de 20 mil habitantes e conquistou prêmios nos eixos “Inovação” e “Sustentabilidade”.
A premiação foi concedida ao município pelos investimentos feitos em tecnologia na busca por melhorias do sistema de segurança pública, com a instalação de câmeras de monitoramento equipadas com reconhecimento facial, leitura de cor e de caracteres; e a implantação do Centro de Controle e Operação, que faz o acompanhamento das imagens geradas pelo sistema de vigilância por vídeo.
No eixo “Sustentabilidade”, Campo Verde foi premiado pela destinação correta e eficiente dos resíduos sólidos, que é composto por coleta seletiva e um aterro sanitário gerenciado pelo Município em parceria com a Cooperativa de Trabalho, Manejo e Reciclagem de Resíduos Sólidos (Cotramar).
De acordo com o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, a proposta é fazer com que os resíduos produzidos pela decomposição do material orgânico depositado nas trincheiras impermeáveis sejam transformados em fertilizante que possa ser utilizado em diversas culturas.
“É muito gratificante ter o trabalho que estamos desenvolvendo para que tenhamos uma cidade cada vez melhor reconhecido por uma premiação tão importante como o “Prêmio Cidades Inovadoras”, disse o prefeito. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos anima a trabalhar cada vez mais”, completou. O aterro sanitário de Campo Verde é o único em operação no estado gerenciado pelo Poder Público Municipal.
Fonte: Assessoria da Prefeitura