Sophia @princesinhamt
Notícias

Campo Grande recebe certificação por prevenir transmissão do HIV de mãe para filho

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Campo Grande recebeu certificação do Ministério da Saúde pelas ações desenvolvidas pelo município, para evitar a transmissão do HIV da mãe para o bebê, durante o parto. A cerimônia de certificação com o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da doença aconteceu nesta sexta-feira (08), no auditório do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília (DF).

2024 word2
Cerimônia No Auditório Do Tcu (Tribunal De Contas Da União), Em Brasília (Df). (Foto: Divulgação)

Gerente técnica de HIV/Aids da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Isabelle Mendes de Oliveira, explica que a certificação reitera a qualidade da assistência da rede municipal de saúde na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desde a assistência ao pré-natal, no parto, puerpério e no acompanhamento da criança.

“É uma grande conquista para a nossa Capital. Fruto de muito empenho, dedicação dos gestores, profissionais de saúde envolvidos na Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde, Assistência Especializada, maternidades e movimento social. Estamos muito felizes por este reconhecimento”, disse.

Em Campo Grande, as ações de prevenção à doença são realizadas de diversas formas, através da distribuição de preservativos, testagem rápida de ISTs em todas as unidades e distribuição de auto testes.

Aos fins de semana e feriados são realizadas ações extramuro em locais de grande circulação para facilitar o acesso da população. O serviço vai ao encontro a esta população ofertando os serviços para que eles tenham esse acesso.

Todos os casos confirmados são monitorados pela Vigilância em Saúde em articulação com as unidades básicas e os distritos. São realizadas busca ativas para casos de abandono, visando a quebra da cadeia de transmissão. Atualmente, há 6,2 mil pessoas vivendo com HIV/AIDS e que estão em acompanhamento na atenção especializada ou na Atenção Primária em Campo Grande.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.