Sophia @princesinhamt
Notícias

Campo Grande cria comitê para lidar com aumento de mortes por síndromes respiratórias

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Diante da crescente nos casos de SRAG (Síndromes Respiratórias Aguda Grave) em Campo Grande, que já resultou no registro de quase mil ocorrências e 65 mortes somente este ano, a Prefeitura criou um Centro de Operações de Emergência para abrandar o cenário.

2024 word2
Secretária De Saúde De Campo Grande, Rosana Leite, Mostra Dados (Foto Gabrielle Tavares)

Na tarde desta segunda-feira (29), a titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosana Leite, explicou que na última semana o aumento nos casos foi exorbitante, por isso foi necessário tomar medida mais drástica.

“O Centro de Operações de Emergência funciona como um mecanismo de gestão. Então, nós vamos analisar os recursos humanos necessários para esse atendimento, vamos otimizar os processos de atendimentos para que a gente consiga atender o maior número possível da população”, explicou.

As crianças são as principais atingidas, por isso entre as ações do comitê está a abertura de 10 leitos pediátricos extras na Santa Casa. Para se ter ideia, de uma semana para a outra o aumento foi de 46% entre adultos e 28% no setor pediátrico.

Dos registros, episódios de influenza estão em potencial crescimento, na contramão da vacinação que, mesmo na rede pública de saúde, está a passos lentos.

Além de medidas para minimizar a situação nas unidades de saúde, o comitê quer uma ofensiva na prevenção; por isso, destaca algumas atitudes que a população pode adotar imediatamente:

  • Intensifique a higienização das mãos no dia a dia com água e sabão ou álcool em gel;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos; Sempre que tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel ou use o Antebraço (dobra interna do cotovelo). As mãos são importantes veículos de contaminação;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, garrafas, toalhas; Mantenha os ambientes bem ventilados e evite aglomerações;
  • Recomenda-se o uso de máscaras para pessoas com sintomas gripais;
  • Crianças com sintomas gripais, como tosse, coriza, congestão nasal, febre, dor de cabeça e dor de garganta, devem ficar em repouso, consumir alimentação balanceada, aumentar a ingestão de líquidos e evitar contato com os colegas;
  • Não leve a criança para a escola quando ela estiver doente, a fim de evitar a transmissão; Mantenha atualizada a caderneta de vacinação.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.