Mato grosso do sul ampliou nesta segunda-feira (26) a vacinação contra a dengue para adolescentes de até 14 anos. Apesar disso, Campo Grande optou por não seguir o cronograma, por enquanto, porque aguardará o envio de novas doses para atender o público.
Conforme a Sesau (Secretaria de Saúde), o aumento do calendário de vacinação depende diretamente do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, neste fim de semana, Campo Grande alcançou a marca de 3 mil crianças imunizadas contra a doença.
A decisão de ampliar a faixa-etária da vacinação considera os principais problemas de saúde pública, direcionando esforços e recursos na produção de imunobiológicos com impacto significativo na carga de doenças e, consequentemente, na qualidade de vida da população, conforme a portaria da SES (Secretaria Estadual de Saúde)
Desde o início da imunização no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, o escalonamento das idades foi adotado como estratégia diante da baixa disponibilidade de doses. Agora, a medida estadual libera a ampliação para mais pessoas.
Em Campo Grande, são 78 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que aguardam a disponibilidade das doses para receberem a vacina.
Qdenga
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacinação com o imunizante Qdenga contra a dengue pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Vacinação foi autorizada pelo Ministério da Saúde.
Fonte: primeirapagina