A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Detran-MT e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso realizaram no sábado (27) blitz educativa, alusiva ao Maio Amarelo.
O movimento é uma campanha internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. Em Pedra Preta o Maio Amarelo foi instituído através da lei nº988, de 25 de maio de 2017, de autoria do vereador e presidente da Câmara Lenildo Augusto. “Esse trabalho é um esforço de todas as esferas da sociedade para reduzir acidentes de trânsito. Essa campanha tem os mesmos moldes do Outubro Rosa e Novembro Azul que é a prevenção e cuidado com a vida. A Câmara tem trabalhado muito para contribuir com a redução desse tipo de ocorrência e junto com a Prefeitura, Polícia Militar, Detran e entidades de classe vamos dar a resposta necessária para a sociedade”, destaca Lenildo.
A blitz orientativa aconteceu nas principais vias da cidade. Condutores de carros, motos, ciclistas e pedestres foram abordados e receberam material orientativo e ainda tiveram a oportunidade para esclarecimento de dúvidas. “O trabalho foi muito bom, conseguimos abordar centenas de pessoas. Tenho certeza que muitas pessoas saíram da blitz educativa bem mais conscientizadas sobre práticas que levam para um trânsito mais seguro, como também as consequências de atos irresponsáveis. Agradeço a todos os parceiros envolvidos, a sociedade pela participação e ao presidente da Câmara Lenildo pela criação dessa importante lei”, completa a prefeita Iraci Souza.
Conforme dados publicados pela Organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Parte dessas ocorrências deixam sequelas permanentes e impactam diretamente na vida de família, sociedade e poder público.
Fonte: Assessoria da Prefeitura