Sophia @princesinhamt
Notícias

Caminhada contra o abuso sexual infantil conscientiza a população em evento de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
18/05/2023 às 17:11:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Nesta quinta-feira (18) de maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em respeito a essa luta, a Secretaria de Assistência Social de Nova Ubiratã realizou uma ação de conscientização no município, uma caminhada com alunos da Escola Municipal Tancredo Neves e Escola Estadual 19 de Dezembro, na qual os estudantes saíram da frente da Escola Tancredo Neves e se dirigiram até a Praça da Fé.

Além dos alunos participaram da caminhada, o Prefeito Municipal, Edegar José Bernardi, servidores da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Secretaria de Obras, Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), professores, coordenadores e diretoria das escolas. A Juíza, Paula Tathiana Pinheiro, também se fez presente e realizou um discurso de conscientização para os presentes.

A Juíza, falou sobre a importância da conscientização e destacou que toda criança e adolescente terá respaldo sobre qualquer eventual lesão. “O Poder Judiciário tem sido provocado cada vez mais a ter uma atuação preventiva, não aguardando que o conflito chegue até ele para que o mesmo promova a pacificação social, que é um dos escopos da jurisdição. E nesse sentido é importante a participação em eventos como esse de conscientização, convocar, convidar a comunidade e toda rede de apoio para que elas tragam o conhecimento da rede de proteção, para uma eventual violência que a criança está sendo submetida, e evidenciar o agressor que o mesmo será duramente punido. É importante também, trazer uma certa tranquilidade para a criança e para o adolescente, a fim deles levarem essa informação sabendo que ela será respaldada, que irão receber medidas protetivas, que não serão revitimizada e também que o estado está ao lado delas. Nesse sentido, além desse caráter repressivo de punir eventual lesão, nós temos buscado cada vez mais diálogos, círculos de paz e construção de pontes com a sociedade para que ela tenha livre acesso, e não vejam o judiciário como uma figura distante, mas ao contrário, é um dos poderes em que a sociedade pode e deve contar”, concluiu Paula.

A Secretária de Assistência Social, Marqueli Souza Carvalho, explicou que hoje é o dia chave dessa luta, no qual todos os municípios realizam essa ação. “Desde 9 de maio, a equipe da Secretaria vem fazendo esse trabalho da Campanha Faça Bonito, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, as equipes vêm realizando esse trabalho dentro das salas de aula. E hoje no dia 18, estamos finalizando essa caminhada. Hoje é um dia de luta, em prol de crianças e adolescentes que sofrem ou já sofreram algum tipo de abuso. Hoje é o dia chave dessa ação, todos os municípios se reúnem para realizar isso. Estamos realizando esse trabalho de prevenção, a nossa equipe está realizando esse trabalho em conjunto, tanto com os pais, quanto com as crianças. Quero aproveitar e agradecer ao Sicoob, que esteve presente e ajudou na ação com patrocínio”, finalizou Marqueli.

O atual diretor da Escola Estadual 19 de Dezembro, Marco Novo, contou um pouco sobre a importância das escolas no combate ao abuso. “Esse é um evento importantíssimo, pois não é uma coisa nova, é uma coisa antiga, e não é uma coisa que se inventou de um tempo para cá, isso já vem de estudos de muito tempo. Na minha época de universidade, em 1994, só se falava disso. A questão do abuso infantil, já foi estudada antigamente, e é uma coisa que continua acontecendo e infelizmente a maior parte dos casos acontecem dentro da própria casa. Então é importante que aconteça esses eventos dessa forma, unindo as escolas, pois são esses jovens que algumas vezes são os abusados, e nós muitas vezes acabamos descobrindo isso, e muitos deles acabam ficando com vergonha, com medo ou não querendo incomodar o pai, a mãe ou o seu cuidador, então eles acabam falando para gente na escola. E nós, claro, fazemos as denúncias sempre quando descobrimos isso. Sempre que eles são abusados de alguma forma, em casa ou fora dela, acaba prejudicando a vida deles enormemente, e como disse a Juíza, traz diversos problemas, inclusive de saúde, a casos até em meninos e meninas, de não desenvolverem o corpo, imagina o que mais acontece psicologicamente com essas crianças. É fundamental que a gente mostre para eles que estamos preocupados, que o município se preocupa com eles, para que assim eles possam fazer a denúncia, e que eles devem se proteger sempre”, falou Marco.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.