A equipe da Brigada Municipal Mista de Juscimeira iniciou suas atividades na manhã desta terça-feira (01/08), composta por um bombeiro militar e mais seis brigadistas do município, os quais devem atuar durante o período proibitivo de queimadas.
A Lei municipal nº 1.465/2023 efetivou a contratação de brigadistas pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com objetivo de atuar com ações preventivas e de combate aos incêndios florestais e queimadas no perímetro urbano ocasionadas neste período de seca.
Dentro do âmbito preventivo, os brigadistas desenvolverão atividades como rondas e palestras orientativas a fim de educar a população local quanto aos perigos provenientes do uso de fogo nesse período crítico de estiagem.
Essa parceira é fruto de diversas reuniões e iniciativas por parte do Comandante da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Major BM Vinicius, e do prefeito Moisés dos Santos.
“É de extrema importância esse alinhamento entre os órgãos, uma vez que a extensão territorial do município de Juscimeira acaba abrangendo uma grande área de vegetação, fazendo divisa na porção sul com Barão de Melgaço – MT e ao norte com Poxoréu – MT”, destacou o Major Vinicíus.
As atividades de prevenção e combate da brigada municipal seguirão o planejamento estadual estabelecido pelo decreto nº 259/2023, onde fica proibido o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas até o dia 31 de outubro de 2023.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, nos últimos três anos o número de foco de queimadas vem reduzindo drasticamente. Em 2020 foram registrados 3.855 focos, em 2021 caiu para 1.127 e no ano passado apenas 202 focos.
O prefeito Moisés dos Santos ressaltou que essa redução se deve as ações que a Administração e Bombeiros/brigadistas vem realizando nesses últimos anos, entre elas a capacitação de uma equipe que atua no combate aos fogo e campanhas educativas na zona rural e perímetro urbano.
Fonte: Assessoria da Prefeitura