Sophia @princesinhamt
Notícias

Brasil lidera ranking mundial de casos de dengue: Alerta para a situação alarmante no país

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Liderando os casos de dengue no mundo, o Brasil é responsável por 83% dos registros da doença, segundo pesquisa divulgada pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

Até 26 de março desde ano, mais de 3,5 milhões de casos e mais de mil mortes foram registrados no país, segundo o Ministério da Saúde.

2025 word2
Brasil lidera casos de dengue no mundo, com 83% dos registros. (Foto: Pixabay/Ilustrativa)

Dengue: uma preocupação!

Além do Brasil, os números de casos também são preocupantes no Paraguai, que chegou a 5,3% dos casos, e Argentina, com 3,7%.

Juntos, os três países são responsáveis 92% dos casos e 87% das mortes no mundo, conforme a pesquisa da OPAS, que emitiu alerta diante da situação.

Motivo de preocupação: assim o cenário foi definido pelo diretor da entidade, Jarbas Barbosa, durante uma coletiva de imprensa, no fim de março deste ano.

Os dados deste ano são, segundo o Ministério da Saúde, quase três vezes maiores que os registrados no mesmo período do ano passado – quando foram detectados 1,6 milhão de casos.

Esse aumento faria parte de um pico da temporada de transmissão no hemisfério sul, onde a presença do mosquito Aedes aegypti é maior devido ao clima quente e chuvoso, como afirma Jarbas.

Focos do mosquito da dengue (Foto: Divulgação/SES)
Registros de casos de dengue em 2024 são quase 3 vezes maiores que no ano passado. (Foto: Divulgação/SES)

Mas, não são só as temperaturas que favorecem a propagação da dengue. O diretor da OPAS explica que os fatores ambientais e sociais também auxiliam no aumento dos casos.

Como exemplo, o diretor citou o fenômeno El Niño, o rápido aumento populacional, a urbanização não planejada, as más condições de moradia e serviços inadequados de saneamento.

Casos em Mato Grosso

Somente em Mato Grosso, foram registrados 15.251 casos confirmados de dengue, em 2024, como mostram dados da Ses (Secretaria Estadual de Saúde), divulgados no último informe epidemiológico – na sexta-feira (12).

Além da dengue, também foram registrados 98 casos de zika e 4.644 de chikungunya no Estado.  

No momento, Mato Grosso já tem o registro de 12 mortes por dengue, sendo 2 delas em Cuiabá e 4 em Tangará da Serra, a 242 km da Capital.

Medidas devem ser tomadas

Nesse cenário preocupante, Jarbas Barbosa fez um alerta a entidades e cidadãos, para tomarem atitudes necessárias à diminuição dos casos registrados.

dengue - chuvas intensas em Cuiabá
Eliminar criadouros do mosquito é necessário para conter o aumento dos casos. (Foto: prefeitura de Cuiabá)

Fortalecimento da vigilância para eliminar criadouros do mosquito, realizar o diagnóstico da doença quanto antes e fazer o tratamento são algumas das ações que podem trazer bons efeitos e salvar vidas.

Como defende o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, a dengue é uma “tarefa para todos os setores da sociedade”.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.