Conexões entre Brasil e Bolívia compartilha cultura pantaneira em La Paz
A capital da Bolívia será o palco para empreendedores que tem a linguagem criativa pantaneira nas veias, que atuam na área da música, artesanatos, gastronomia, artes visuais, audiovisual e l
22/09/2023 às 09:30
La Paz, capital da Bolívia será o palco para empreendedores que têm a linguagem criativa pantaneira nas veias, para aprenderem um pouco mais sobre diversos temas, como música, artesanatos, gastronomia, artes visuais, audiovisual e literatura. O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em parceria com a Embaixada Brasileira na Bolívia e o Instituto Guimarães Rosa, realizarão o “Compassos Pantaneiros”, de 25 a 29 de setembros, onde terão oficinas para fomentar as conexões criativas entre Brasil e Bolívia.
As oficinas serão realizadas no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil na Bolívia, no município de Lá Paz, na Bolívia, há vagas para 15 pessoas, cada. As atividades seguem em período integral, das 09h às 17h.
O evento terá workshops importantes para os participantes, voltados para os instrumentos musicais, artesanatos, literatura e comidas regionais, a ideia é que as pessoas vivenciem cada processo. “Os participantes terão a oportunidade de experimentar um pouco mais sobre a cultura e história dos povos pantaneiros. O plano de trabalho é fomentar o benchmark artístico, fruição cultural e promover o networking”, explica Felipo Abreu, gestor de Economia Criativa do Sebrae/MT.
A economia criativa representa um ativo potente ao desenvolvimento dos países, em especial, aqueles que partilham oportunidades de ativação pela cultura e meio ambiente de forma transfronteiriça. Brasil e Bolívia detém potenciais únicos nestes dois campos, sendo o Pantanal um exemplo de ecossistema de integração destas pautas.
“Neste talk, eu vou falar um pouco mais sobre os possíveis caminhos para desenvolvimento e ativação da economia criativa e as oportunidades possíveis para Brasil e Bolívia”, diz Abreu.
A artista Ruth Albernaz, conduzirá workshops com diversos artistas que contemplam a narrativa do Pantanal, além de show musical da Estela Ceregatti com repertório pantaneiro de fronteira, compondo uma canção exclusiva para o evento. Também haverá workshops de sonoridades do Pantanal, incluindo Cururu e Siriri, com o grupo da Estela Ceregatti. O artista visual Carlinhos Viana vai aplicar uma oficina de pintura artística pantaneira.
No evento, terá também a presença da ceramista Aline Bazzi que apresentará o processo de construção de cerâmica e um momento de reflexão sobre a produção contemporânea. A ceramista Nice Aretê fará uma roda de conversa sobre a conexão entre Pachamama (mãe-terra na cultura andina) e as questões do Pantanal e Amazônia.
A programação conta com a mostra Sentimento do Pantaneiro em audiovisual, com seis obras narrando sobre o Pantanal, mediada por Glória Albués e Felipe Albués, produtores cinematográficos locais, com a curadoria do Cineclube Coxiponés-UFMT. Além disso, o mato-grossense, chefe Marcelo Cotrim apresentará um cardápio criado exclusivamente para o ‘Compassos Pantaneiros’, onde ele propõe uma aproximação entre os manifestos da cultura alimentar entre o Brasil e a Bolívia, com produtos e inspirações de ambos os países.
–
–
Programação
26/09 – Arte pantaneira – pintura em madeira – Das 09h às 12h
26/09 – Musicalidade pantaneira – jogos e vivências – Das 14h às 17h
27/09 – Cantos e Instrumentos Pantaneiros – sonoridades da tradição – Das 09h às 12h
27/09 – Arte pantaneira – pintura em madeira – Das 14h às 17h
28/09 – Mãos pantaneiras: arte e vida em cerâmica – Das 09h às 12h
28/09 – Passos e compassos pantaneiros – Das 14h às 17h
29/09 – Passos e compassos pantaneiros – Das 09h às 12h
29/09 – Afeto em barro – mergulho na ancestralidade – Das 14h às 17h
–
Serviço:
Local: Espaço Cultural da Embaixada do Brasil na Bolívia
Endereço: Av. Arce esq. Rosendo Gutierrez, Edf Multicentro, Planta baja, Casilla: 429, La Paz, Bolívia
Data: 25 a 29 de setembro
Horário: Início às 09h
Fonte: Sebrae