Sophia @princesinhamt
Notícias

Bloqueios começam a ser liberados em MT; Manifestantes já deixaram Trevo do Lagarto em VG

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

Os bloqueios em Mato Grosso, realizados por manifestantes contrários ao resultado da última eleição presidencial, já começam a ser liberados nas estradas do Estado. No Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, principal ligação do interior com a Capital, o trânsito flui normalmente, após a saída dos manifestantes.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, as Forças de Segurança do Estado acompanham a ação dos manifestantes, que, de forma pacífica, estão retirando as barricadas que impediam a passagem da população e dos caminhoneiros. 

As desmobilizações dos movimentos acontecem poucas horas após o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, solicitar a liberação das estradas, para que a economia do país não seja prejudicada.

2024 word2

2024 word2

Fonte: GOV MT

2024 word2

A cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros está programada para esta quinta-feira (03.11), às 19h, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira fase da competição nacional segue até o dia 08 de novembro, com disputas de basquete, futsal, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, e xadrez. A delegação mato-grossense tem representantes em todas as modalidades.

Nesta primeira etapa, a delegação mato-grossense conta com mais de 100 estudantes, de escolas públicas e privadas, de todas as regiões de Mato Grosso. Diante da grandiosidade da competição nacional, o secretário de Cultura, e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves, foi até à Cidade Maravilhosa para acompanhar de perto o desempenho dos jovens atletas.

“Esta ação é fruto de um trabalho realizado durante todo o ano, com seletivas municipais, regionais e estaduais. Fruto de todo um planejamento para destacar nossos melhores atletas, melhores escolas, melhores representantes. Uma ação que movimenta o esporte nos 141 municípios de Mato Grosso, de janeiro a dezembro. Os envolvidos estão focados no treinamento o ano todo. Para chegarmos até aqui, foi necessário um plano logístico bem traçado, para podermos encher os aeroportos com nossos futuros representantes do esporte, nossa esperança nas competições nacionais”, explica Jefferson Neves.

A ção mato-grossense é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE). Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial de Esporte, do Ministério da Cidadania. Os jovens atletas mato-grossenses desfrutarão de uma estrutura de alto nível, com hospedagem, transporte e alimentação garantidos pela organização do evento. 

“Poder fazer parte deste momento, me enche de orgulho. Agradeço demais ao Governo de Mato Grosso por todo o apoio e por nos proporcionar este momento histórico. Agradeço também à Federação Mato-grossense de Desporto Escolar, nossa grande parceira e, claro, a todo o timaço da Secel-MT, que não mediu esforços para fazer com que essas crianças e adolescentes, muitas delas que nunca tiveram a oportunidade de viajar de avião, pudessem viver esta experiencia, que, muito provavelmente, vão levar para toda vida. É para isso que trabalhamos e nos dedicamos tanto”, destaca Jefferson.  

2024 word2

Além da agenda esportiva, os estudantes poderão participar de diversas atividades no centro de convivência, localizado no Parque Olímpico, e de uma rica programação de turismo cultural pela cidade. Somando as duas etapas dos Jogos Escolares Brasileiros, Mato Grosso contará com mais de 250 competidores.

“São 250 famílias impactadas. Oportunidade para estas crianças realizarem seus sonhos de um dia se tornarem grandes atletas, podendo, desde já, conhecer outras realidades, interagir com atletas de todos os 27 estados brasileiros. Estamos cada vez mais organizados. Temos uma filosofia de melhorar continuamente e de avançar cada vez mais. Hoje, todos os nossos jovens embarcam de avião, todos uniformizados, todo mundo bem treinado. Todo esse avanço faz com que tenhamos uma melhor representação na competição. Boa sorte a todos os nossos atletas”, conclui o secretário Jefferson Neves.  

As 27 Unidades Federativas do Brasil estarão representadas no evento, que, muito além da competição, garante intercâmbio e cultural. Com participação de atletas de cada gênero, em todas as modalidades, a competição nacional será seletiva para o campeonato sul-americano, a ser realizado no fim de 2022, aqui no Brasil. 

A segunda parte da delegação, composta por cerca de 150 estudantes, embarca para o Rio de Janeiro na próxima terça-feira (08.11). De 09 a 14 de novembro, ocorrem as disputas de atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, voleibol e wrestiling (luta livre).

Toda a programação pode ser acompanhada, por meio de transmissão ao vivo, pelo canal de YouTube JogosEscolaresBrasileirosJEBs.

Fonte: GOV MT

2024 word2

Começa nesta quinta-feira (03.11), na cidade de São Paulo, o maior campeonato de futebol de campo do mundo entre comunidades, a Taça das Favelas. Atletas das duas seleções de Mato Grosso, masculina e feminina, vão representar o estado na etapa nacional da competição.

“Mais um golaço da Secel. Com convenio de mais de R$ 200 mil, elevamos o de Mato Grosso em mais uma competição nacional. Apoiamos nossos atletas desde as etapas iniciais até a seletiva nacional, chegando às finais, quando teremos todos os estados se confrontando. Nossos atletas foram para São Paulo com todo suporte necessário, e assim tem sido desde as seletivas, da peneira dos melhores atletas até a competição nacional. Com esse investimento do Governo de Mato Grosso, nossas seleções têm grandes chances de saírem vitoriosas, mas até aqui já conquistamos resultados fantásticos para o esporte de Mato Grosso”, destaca Jefferson Neves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.  

A de Mato Grosso é composta de 55 pessoas, entre os 20 jogadores do masculino, 20 atletas do feminino, comissão técnica das seleções e produção da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT).

Os jogos na capital paulista ocorrerão no Centro Educacional e Esportivo (CEE) Vicente Ítalo Feola, na praça Haroldo Daltro – Vila Nova Manchester. As finais masculina e feminina estão marcadas para o dia 19 de novembro, na Arena Barueri.

“Esta é a primeira vez que Mato Grosso participa da etapa nacional. Realizamos a etapa estadual e agradecemos a todos que contribuíram para a realização da Taça em nosso estado e viabilizaram a ida para São Paulo. Vamos fazer bonito, mostrar o bom futebol dos meninos e meninas e queremos estar na final”, afirmou o coordenador esportivo da Cufa-MT, Giovanni César Gabriel.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.