Única News
TRT-MT
Desde os sete anos, Benedita Rosa da Costa dizia que seria doutora e transformou esse sonho em realidade ao se tornar a primeira mulher quilombola doutora em Educação de Mato Grosso. Sua conquista é um marco contra o racismo estrutural e as desigualdades de gênero que ainda afetam mulheres negras no Brasil.
A infância no quilombo Tanque do Padre Pinhal foi marcada por histórias contadas por sua avó, mas também pelo impacto do racismo ao estudar na cidade. Olhares de desprezo e exclusões nas atividades escolares deixaram marcas profundas. “O racismo tem cor, cheiro e sabor. Por que será que só as meninas brancas eram chamadas para as apresentações da escola? Eu era uma criança bonita, inteligente e curiosa. Mas tenho lembranças tristes e dolorosas, fui ficando retraída, reservada”, recorda-se Benedita.
Mas a educação foi também o caminho da hoje doutora pela UFMT para superar barreiras e se destacar em um mercado ainda excludente para mulheres negras.
Benedita é destaque da edição Janela TRT – Vozes Negras, uma publicação multimídia da Justiça do Trabalho mato-grossense que aborda o impacto da discriminação racial no mercado de trabalho e a força de histórias de superação como a dela. A série convida o público a ampliar sua visão sobre temas sociais essenciais.
Acesse a nova edição do Janela TRT neste link
Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social, todas as edições do Janela TRT estão disponíveis em plataforma de reportagens do TRT/MT.
Para acessá-la, basta digitar o endereço https://portal.trt23.jus.br/comunicacao/janelatrt/
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews