Sophia @princesinhamt
Notícias

Bebezinho de 10 meses é resgatado por bombeiros após engasgar com pedra em Sorriso

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ari Miranda

Única News

Uma criança de apenas 10 meses foi salva por uma equipe do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (17), após se engasgar com uma pedra, em uma residência no bairro Novos Campos, em Sorriso (a 420Km de Cuiabá).

Em conversa com a imprensa, o sargento-bombeiro Thalmir Ferreira disse que, assim que a equipe recebeu a ocorrência, uma orientação inicial já foi dada aos pais da criança pelo telefone sobre como iniciar o desengasgo, através do movimento conhecido como “manobra de Heimlich” e que foi crucial para salvar a vida do bebê.

“Simultaneamente, já foi passada a situação para nossa viatura que já estava na rua, inclusive estávamos com uma aproximadamente 4 ou 5 quadras do local e a viatura se deslocou imediatamente. Chegando ‘in loco’, a criança não estava mais engasgada, já estava respirando bem, porém a mãe não sabia informar se a criança tinha expelido a suposta pedra ou se ela teria engolido”, destacou o bombeiro.

No local tinha a presença de bastante saliva no chão com um pouco de sangue também e, então considerando a natureza da ocorrência, a falta de informação exata se a criança tinha engolido, a presença do sangue e a criança também estava um pouquinho inchada no peito, como se tivesse começando ali um processo gripal”, completou.

Devido ao fato de não saberem se a pedra foi expelida ou não, o bebê foi encaminhado pela viatura dos Bombeiros ao Hospital Regional de Sinop, onde passou por exames.

Não foi informado o estado de saúde da criança ou se ela permaneceu internada na unidade.

(Foto: Reprodução/Internet)

DESENGASGO.jpg

Manobra de Heimlich.

MEU BEBÊ ENGASGOU. O QUE FAZER?

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Em seguida, vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Em crianças de 2 anos ou mais, posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). Enquanto isso, a outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Os procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.