A história de Thuany Boaventura é daquelas que enchem nosso coração de alegria, amor e fé na vida. A pequena, nasceu com apenas 23 semanas 530g e 25 cm em Cuiabá. Atualmente, com 5.680g e 63cm, ela completou seu 1º aninho no dia 19 de janeiro, para felicidade de toda a família.
Enfrentando adversidades desde o começo da vida, a pequena Thuany nasceu prematura devido a uma condição chamada incompetência istmo cervical – em que o útero não suporta o tamanho do bebê -, e posteriormente, uma infeção ginecológica que sua mãe, a farmacêutica Maraiza Almeida, teve, durante a gravidez.
Por esse motivo, ela precisou e ainda precisa de muito suporte médico. Depois de cinco meses de internação, a pequena está em casa, mas ‘vezenquando’ se depara com as necessárias consultas e exames de acompanhamento com à pediatria, a oftalmologista, otorrino e outras especialistas.
Ao Primeira Página, a mãe contou sobre as sequelas deixadas e os desafios que a menina ainda terá que enfrentar.
“Ela não escuta nada baixo, e alto ela escuta bem pouco, ela irá colocar o aparelho, se não resolver terá que colocar o implante coclear. Mas, tenho fé que apenas com o aparelho resolva”.
A esperança da mãe foi fundamental para que Thuany conseguisse passar pelos cinco meses de internação. Mas, a mãe ressalta que a força da ciência, da fé e da própria bebê ajudaram no desenvolvimento.
Amor de mãe também teve seu papel, já que Maraiza não saía de perto da filha nos horários de visitas e sempre passava o amor e muita força para a neném enfrentar as suas batalhas.
“A maior dificuldade foi lidar com a situação dela na UTI, pois não sabíamos se ela iria aguentar, ou morrer depois de horas ou dias. Foi muita angústia e a sensação de incapacidade, de não poder fazer nada naquele momento, apenas orar e crer em Deus”, comentou a mãe.
Apesar das dificuldades e dos desafios que Thuany ainda terá de enfrentar neste processo de habilitação e desenvolvimento, a família só quer comemorar a vitória e a sobrevivência dessa pequena guerreira.
O significado do nome Thuany é uma variação do nome Tuañy, que tem origem indígena tupi-guarani. Acredita-se que ele é a junção dos termos “tua” e “ñy”, que significam “nossa” e “água”, respectivamente. Assim, Tuañy pode ser traduzido como “nossa água”. E para todos os efeitos, a pequena é uma força da natureza.
Fonte: primeirapagina