O senador Wellington Fagundes (PL) diz que o aeroporto Marechal Rondon deve ganhar status internacional na próxima semana. O anúncio deve ocorrer junto com a inauguração de novo espaço do terminal, programado para quarta-feira (31).
A autorização para o aeroporto operar voos internacionais passa pela instalação de órgãos responsáveis pelos controles alfandegário, de migração e sanitário. Segundo o parlamentar, todas elas estão prontas.
O Marechal Rondon é administrado pelo Centro-Oeste Airports (COA) e a operação internacional está sendo prometida desde 2019. O COA tem a concessão de 30 anos para controlar quatro terminais em Mato Grosso, com a obrigação de investir cerca de R$ 770 milhões neste prazo.
Se a autorização for concedida, Mato Grosso entrará para uma lista hoje de 34 terminais no país que operam voos internacionais. A expectativa é que a mudança impulsione a economia local em algumas áreas, como a do turismo.
“Mato Grosso é um estado em desenvolvimento e o acesso aos demais mercados – tanto por passageiros, quanto de cargas – dará um novo impulso. A internacionalização do aeroporto é um grande sonho do trade turístico, que pretende transformar Cuiabá em um hub de distribuição de voos para várias regiões do mundo”, disse o senador.