Sophia @princesinhamt
Notícias

Aumento da criminalidade em Sinop: Dorner espera que pacote de ações de Mendes resolva o problema

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O prefeito de Sinop Roberto Dorner (PL) espera que o programa “Tolerância Zero”, diminua, consideravelmente, a atuação das facções criminosas no município. O gestor, que foi reeleito no pleito deste ano, admite que a criminalidade tem avançado de forma considerável na cidade, mas espera a efetividade das ações do governo do Estado para reduzir os índices.

“As facções estão avançando para o nosso município e está ficando difícil para nós lá, mas o governo vai ajeitando, trocando os comandos e vai combater muito forte as facções que hoje invadem nosso estado. […] Eu acredito que tudo isso que está acontecendo o Governo está fazendo para melhorar, então a gente espera que vai melhor”, disse nesta quarta-feira (27).
 
A fim de reforçar o combate contra o crime organizado em Mato Grosso, o governo do Estado anunciou, no início da semana, a implementação de uma série de ações voltadas ao setor da Segurança Pública. O pacote foi intitulado de “Tolerância Zero ao Crime” e vai desde criação de uma secretaria exclusiva para o sistema penitenciário, até a convocação de mais de 200 militares que foram aprovados no último concurso público.
 
No que diz respeito a nova pasta, a Secretaria de Justiça vai ser comandada pelo delegado da Polícia Civil, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira e terá a missão de cuidar, exclusivamente, do sistema penitenciário do Estado.
 
Entre as medidas também está a criação do Comitê Integrado do Combate ao Crime Organizado, que será liderado pelo governador Mauro Mendes (União). O grupo se reunirá de 15 em 15 dias, às segundas-feiras, às 8h, no Palácio Paiaguás, para fazer um balanço das ações. 
 
O pacote contra o crime organizado ainda passa pela criação do Centro de Monitoramento Externo de Todo o Sistema Penitenciário. Nele, serão implantadas mais de 40 câmaras do programa “Vigia Mais MT” nas unidades penitenciárias do Estado.
 
Mendes ainda determinou a criação de quatro novas delegacias da Polícia Judiciária Civil, sendo uma de Roubos e Furtos no município de Lucas do Rio Verde, e três de Repressão ao Combate ao Crime organizado.
 
Nesta mesma linha, ainda será criado uma nova coordenadoria da Polícia Judiciária Civil voltada, exclusivamente, ao Combate ao Crime Organizado e outra de Recuperação de Ativos.
 
Por fim, o governador ainda anunciou a nomeação 55 policiais penais e 94 novos policiais civis, sendo delegados substitutos, 23 escrivães e 56 investigadores; e a convocação de 245 militares. Trata-se de 200 alunos soldados, 30 alunos oficiais e 15 alunos oficiais do Corpo de Bombeiros.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.