Estiveram à frente na capacitação os técnicos da Empaer, Mariano Batista de Campo e José Carlos Rodrigues dos Santos, ambos especialistas no assunto. As oficinas aconteceram nos nove escritórios regionais localizados nos municípios de Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juina, Rondonopolis, Sinop e São Felix do Araguaia.
Dos assuntos abordado, a atualização do plano safra 2023/2024, sempre abria a programação. Com a liberação do Governo Federal de R$ 5,2 bilhões para as operações de custeio e R$ 3,9 bilhões para investimentos. “São dados atualizados todo ano. Nosso trabalho é mostrar aos técnicos que atende o produtor familiar de tudo que está acontecendo no mercado financeiro e, essa informação, precisa chegar na ponta”, destaca Mariano.
Outro assunto apresentado pela dupla foi sobre as linhas de credito vigente, sendo o Pronaf, Pronamp, FCO Rural e as linhas do BNDES. Falaram também sobre a plataforma do Coban – correspondente bancário, além do resultado alcançado das atividades por cada escritório local.
Foi destacado referente ao lançamento das atividades realizadas no Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades (Sagae) e a apresentação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) – com destaque para alteração e no procedimento para emissão conforme portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Fonte: @empaer_mt