Atletas mato-grossenses estreiam nesta quarta-feira (23.11) nas Paralimpíadas Escolares 2022, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência. A Delegação Paralímpica de Mato Grosso é formada por 42 integrantes e conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e ocorre na cidade de São Paulo.
“A delegação mato-grossense é formada por um timaço que muito nos orgulha. Com toda certeza conquistarão medalhas importantes para Mato Grosso, são atletas muito focados em seus objetivos, muitos deles bolsistas do Projeto Olimpus. Atletas inspirados e inspiradores, exemplos de dedicação e empenho”, destaca Jefferson Neves, secretário da Secel-MT.
A abertura da competição ocorreu na noite desta desta terça-feira (22.11), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e segue até o dia 25 de novembro.
Mais de 1.300 atletas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal vão disputar os jogos. Algumas etapas da competição poderão ser acompanhadas pelo canal do YouTube do CPB. A programação completa das competições por modalidades pode ser acessada no site do CPB.
Este ano serão 14 modalidades, com destaque para algumas novidades: Além do Badminton; o atletismo; o basquete em cadeira de rodas; bocha; futebol PC, para atletas com paralisia cerebral; futebol para cegos; goalball; judô; natação; taekwondo; tênis de mesa; tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Esta edição também marca a estreia do halterofilismo.
“Outra novidade nas Paralimpíadas Escolares 2022 é que pela primeira vez algumas competições vão ser transmitidas pela internet. Poderemos acompanhar o desempenho dos nossos atletas e torcer por eles em tempo real, mesmo de longe. Quem quiser acompanhar é só acessar o Tik Tok do Comitê Paralímpico Brasileiro”, destaca Jefferson Neves.
Fonte: GOV MT
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, registra estoque de sangue crítico. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade especializada conclama os voluntários para salvar vidas.
“Precisamos muito trazer doadores de sangue para o MT Hemocentro. Estamos com os estoques muito baixos e é necessário reverter essa situação. Uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.
Em estado crítico, estão os tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Em estado de alerta, estão os tipos B-, AB+, A+ e B-.
A fim de evitar aglomeração na unidade, as doações devem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.
Quem pode doar
O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.
Fonte: GOV MT
O Instituto Mato Grosso Saúde (MT Saúde) promove, na próxima terça-feira (29.11), às 10h, um bate-papo online com dois especialistas para esclarecer dúvidas sobre o assunto do mês: o câncer de próstata.
Os convidados são os médicos Newton Tafuri, urologista e diretor da Sociedade Brasileira de Urologia em Mato Grosso (SBU/MT), e Natasha Slhessarenko, patologista e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ambos são credenciados à rede de médicos do MT Saúde pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, localizada em Várzea Grande.
A ação deste mês, “É preciso falar sobre isso!”, tem como público-alvo todos os servidores públicos do Poder Executivo estadual e será realizada em alusão à campanha Novembro Azul – movimento mundial de combate ao câncer de próstata. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) é parceira na realização.
A doença é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), sendo considerada um tumor da melhor idade, porque mais da metade dos casos ocorrem em pessoas com mais de 65 anos. Se descoberto precocemente, o câncer de próstata apresenta 90% de chances de cura, alertam os médicos.
Para participar da conversa online deste mês, basta se inscrever AQUI. Além da agenda ocorrer pelo Google Meet, ela será transmitida ao vivo pelo canal do MT Saúde no YouTube.
Bate-papo MT Saúde
O Bate-papo online do MT Saúde é um projeto do convênio, cujos objetivos principais são informar, prevenir e cuidar dos seus beneficiários. Ele ocorre mensalmente, sempre com um assunto do momento abordado por especialistas credenciados à rede de prestadores do plano.
Entre os temas que já foram destaques, desde o seu lançamento em agosto, estão a varíola dos macacos, a saúde mental e a prática de exercícios físicos como aliada na prevenção do câncer. Confira AQUI a playlist de todas as conversas.
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento