Da Redação
Única News
Equipe mato-grossense de hipismo é a grande vencedora no Campeonato Brasileiro de Escolas, realizado entre os dias 24 e 28 de julho, no Paraná. O Cuyaba Equestrian Team, formado por dois cavaleiros e duas amazonas, foi campeão na série Escola Principal, título inédito para o estado. Mato Grosso ainda conquistou o bronze na série Escola Preliminar por equipe. Ao todo, foram nove medalhas de ouro, três de prata e 22 de bronze para o estado.
O Campeonato Brasileiro de Escolas, realizado na Sociedade Hípica do Paraná, em Curitiba, reuniu competidores de 11 estados que formaram mais de 600 conjuntos de disputas, ou seja, mais de 600 participações, uma vez que o mesmo atleta pode competir mais de uma vez.
Os atletas Pedro Ferreira Nolasco Neto (11), Miguel Braga Nolasco (11), Isabele Marangoni Fagundes (12) e Maria Clara Gusmão Maluf (13), somaram as melhores notas nos saltos de 0,80 metro, série Escola Principal, e foram os grandes campeões da categoria. Eles integram o Cuyaba Equestrian Team e são treinados pelo professor Charles Benhur, do Rancho Raça Forte. Ao todo, 12 atletas e seis animais de Mato Grosso participaram do Campeonato Brasileiro de Escolas, sendo 11 competidores do Rancho Raça Forte e um do Haras Twin Brothers.
Os competidores de Mato Grosso também concorreram na categoria Escola Preliminar, com outros 238 atletas, conquistando a nona colocação no geral e o bronze por equipes com as amazonas Lorena Sbeghen (10), Ana Júlia Raber (15), Ana Clara Santos (12) e Maria Clara Brianti (10).
“Estes títulos nunca tinham sido conquistados na história do hipismo mato-grossense. São duas conquistas muito relevantes, principalmente porque nós estávamos a 1.800 quilômetros de casa, competindo com as equipes mais importantes do Brasil, como de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais. Enfim, realmente é um feito muito importante para o esporte e para Mato Grosso”, afirma o treinador Charles Benhur, professor de hipismo há mais de 30 anos.
De acordo com o treinador dos campeões, além da dedicação dos atletas, é importante destacar o empenho dos pais no apoio e incentivo aos jovens e dos tratadores Wagner Arruda e Emerson Morais, que dão todo suporte para viabilizar a participação.
Para Guilherme Nolasco, pai dos atletas Pedro e Miguel, os títulos são resultado de muito empenho e dedicação e servem de incentivo para que mais crianças e jovens conheçam o esporte. “O hipismo não é um esporte muito tradicional em Mato Grosso e por isso é tão grandioso conquistar essa vitória. Esses jovens levantaram a bandeira do nosso estado numa das principais competições nacionais e fizeram história”.
O Campeonato Brasileiro de Escolas, segundo a Confederação Nacional de Hipismo, é o grande ponto de encontro de novos adeptos e geração futura do hipismo. Este ano, o Campeonato contou com a participação de 620 conjuntos distribuídos em três séries: Escola Preliminar, 0.60m, voltado a cavaleiros e amazonas a partir de 7 anos que nunca tenham participado de uma competição na altura de 0.80 ou superio; Escola Principal, 0.80m, para concorrentes a partir dos 8 anos e que nunca tenha saltado uma competição a 1 metro ou superior; e Escola Aspirantes, 0.90m, a partir de 9 anos e que nunca tenham saltado uma competição superior a 1.05m nos últimos 12 meses.
Confira os atletas de Mato Grosso que participaram do Campeonato Brasileiro de Escolas, na Sociedade Hípica Paranaense:
Série Escola Preliminar – 0.60 m
• Lorena Sbeghen
• Ana Júlia Raber
• Melissa Fagundes
• Ana Clara Santos
• Maria Clara Brianti
Escola Principal – 0.80 m
• Pedro Nolasco
• Miguel Nolasco
• Isabele Fagundes
• Gabriel Xavier
• Maria Clara Maluf
Escola Aspirante – 0.90 m
• Amábile Silva
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews