Com apoio do Sebrae/MT, artesã rondonopolitana transforma barro em arte com técnicas sustentáveis
Nalme Mendonça criou a Viva Barro em 2020 e produz cerâmica artesanal com foco na valorização da natureza
03/01/2025 às 12:13 Atualização
03/01/2025 às 12:23
De mãos dadas com o barro, a artesã rondonopolitana Nalme Mendonça descobriu um novo propósito e transformou a paixão pela arte em um negócio de sucesso. Por meio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), ela formalizou a empresa Cerâmica Viva Barro e viu no empreendedorismo a possibilidade de viver da própria arte. “Do barro eu vim e, com o barro em minhas mãos, me refaço para ser mais feliz. Essa frase representa o encontro de amor que tive com a cerâmica”, conta.
Embora sempre tenha explorado diferentes formas de expressão artísticas, como pintura, crochê e bordado, foi na cerâmica que encontrou a verdadeira vocação. Em 2020, pouco antes da pandemia, começou a aprender o manejo artesanal do barro e iniciou a produção de peças escultóricas. Durante o isolamento social, adaptou-se às necessidades do momento e passou a criar também peças utilitárias.
Nalme formalizou a empresa em janeiro de 2022 com o nome Viva Barro, uma homenagem à transformação do barro em cerâmica, feita pelo fogo. Para ela, cada etapa do processo — desde modelar até ver a peça pronta — é motivo de grande satisfação. “É muito prazeroso ver, pegar e sentir a peça que você modelou já pronta. É algo mágico”, explica.
Para a artesã, gerenciar um negócio exige mais do que criatividade; é preciso ter conhecimento em marketing, vendas e gestão financeira.
“Me registrei como MEI por meio do Sebrae/MT, que me deu e continua me dando todo o respaldo para os estudos. Foi por meio do programa Chamada de Impacto que aprendi técnicas de venda, marketing, gestão e finanças. Com o apoio da instituição, também participei de muitos encontros e palestras, nos quais saí pronta para liderar meu próprio negócio”, destaca.
Nalme Mendonça ressalta que as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MT contribuem não apenas com o avanço de seu negócio, mas também para seu desenvolvimento pessoal.
“Os diálogos com colegas, palestrantes e professores, com seus exemplos de vida, me fortalecem. Me identifico muito, pois empreender não é fácil, e sempre volto para casa com minhas anotações e ciente do respaldo que o Sebrae oferece. Essas experiências me encorajam a seguir com minha empresa e sei que, com esse apoio, posso avançar”, afirma.
Hoje, além do sustento, a empresa proporciona um fortalecimento interno que ela considera fundamental. “Recebemos lucros não só financeiros, mas fortalecemos nosso eu interior para levar essa história adiante. É esse equilíbrio que me encoraja. Sou muito agradecida por essa jornada. Minha missão agora é levar adiante a beleza e a força do barro, compartilhando minha arte com o mundo”, finaliza a artesã.
Mais informações sobre as soluções oferecidas pelo Sebrae aos pequenos negócios estão disponíveis na Central de Atendimento pelo 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae