Ari Miranda
Única News
A partir do dia 2 de setembro deste ano, as operadoras de celular que que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações da tecnologia 5G em 194 cidades brasileiras. Destas, 67 localizadas no estado de Mato Grosso
De acordo com a deliberação emitida nesta terça-feira (27), durante reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), órgão presidido pela Anatel, serão 5.002 municípios beneficiados com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, onde vivem aproximadamente 201,7 milhões de brasileiros – o que corresponde a pouco mais de 94,5% da população do país.
Conforme mapeamento da Anatel, em Mato Grosso, municípios do interior do estado, como Vila Rica, Juína, gaúcha do norte, Vila Bela da Santíssima Trindade e Tesouro (a 1.266, 945, 592, 521 e 374 quilômetros da Capital, respectivamente) já constam como cidades onde as ‘portas’ para conexão de internet 5G já estão liberadas para operação, ficando agora à cargo das empresas regularizarem a situação junto ao órgão governamental, para implantação das estações.
Em Mato Grosso, também foram beneficiados pela nova remessa de autorizações os municípios de Água boa, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Araputanga, Aripuanã, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Castanheira, Cocalinho, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, general carneiro, Guiratinga, Indiavaí, Jauru, Luciara, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova xavantina, Novo São Joaquim, Porto alegre do Norte, Porto Esperidião, Querência, Ribeirãozinho, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do R. Claro, São José dos 4 Marcos e Torixoréu.
Com a nova remessa da tecnologia liberada para Mato Grosso, segundo a Agência, em um futuro próximo 100% dos municípios do estado estarão cobertos pelo sinal 5G, destacando ainda que a liberação da faixa não significa que redes serão propriamente instaladas de imediato nas localidades. Além disso, ressaltou que a implantação das estações de transmissão do sinal nas cidades escolhidas dependerá do planejamento individual de cada operadora.
Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Gaispi disponibiliza seu painel de dados, apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo Grupo para as próximas liberações.
MUDANÇAS NO SINAL DE TV ABERTA
Com a implantação do sinal 5G nos municípios, quem recebe sinal de TV Aberta via antena parabólica precisará adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica poderão solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento através do programa Siga Antenado, do Governo Federal.
É fundamental que o interessado elegível realize o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews