Sophia @princesinhamt
Notícias

Anatel autoriza implantação do sinal de internet 5G em 67 cidades de Mato Grosso

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ari Miranda

Única News

A partir do dia 2 de setembro deste ano, as operadoras de celular que que adquiriram lotes na de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações da tecnologia 5G em 194 cidades brasileiras. Destas, 67 localizadas no estado de Mato Grosso

De acordo com a deliberação emitida nesta terça-feira (27), durante reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), órgão presidido pela Anatel, serão 5.002 municípios beneficiados com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, onde vivem aproximadamente 201,7 milhões de brasileiros – o que corresponde a pouco mais de 94,5% da população do país.

Conforme mapeamento da Anatel, em Mato Grosso, municípios do interior do estado, como Vila Rica, Juína, , Vila Bela da Santíssima Trindade e Tesouro (a 1.266, 945, 592, 521 e 374 quilômetros da Capital, respectivamente) já constam como cidades onde as ‘portas’ para conexão de internet 5G já estão liberadas para operação, ficando agora à cargo das empresas regularizarem a situação junto ao órgão governamental, para implantação das estações.

Em Mato Grosso, também foram beneficiados pela nova remessa de autorizações os municípios de , Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Araputanga, Aripuanã, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Castanheira, Cocalinho, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, , Guiratinga, Indiavaí, Jauru, Luciara, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova , Novo São Joaquim, Porto do Norte, Porto Esperidião, Querência, Ribeirãozinho, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do R. Claro, São José dos 4 Marcos e Torixoréu.

Com a nova remessa da tecnologia liberada para Mato Grosso, segundo a Agência, em um futuro próximo 100% dos municípios do estado estarão cobertos pelo sinal 5G, destacando ainda que a liberação da faixa não significa que redes serão propriamente instaladas de imediato nas localidades. Além disso, ressaltou que a implantação das estações de transmissão do sinal nas cidades escolhidas dependerá do planejamento individual de cada operadora.

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Gaispi disponibiliza seu painel de dados, apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo Grupo para as próximas liberações.

MUDANÇAS NO SINAL DE TV ABERTA

Com a implantação do sinal 5G nos municípios, quem recebe sinal de TV Aberta via antena parabólica precisará adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica poderão solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento através do programa Siga Antenado, do Governo Federal.

É fundamental que o interessado elegível realize o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.