O técnico da Empaer, Guilherme Araújo Pessoa, responsável pela aula prática, recebeu os estudantes e mostrou como preparar o meio de cultura, procedimento, assepsia e esterilização, manipulação do material vegetal in vitro, manutenção, noções dos equipamentos utilizados e outros. O laboratório atua produzindo mudas de alta qualidade a partir de plantas rigorosamente selecionadas. É especializado principalmente na cultura da bananeira, além de desenvolver plantas ornamentais (orquídeas e flores tropicais) e abacaxi. As mudas são produzidas in vitro isentas de pragas, doenças e com a vantagem de produzir mais que as plantas convencionais.
Conforme Guilherme, o laboratório faz atividade de pesquisa relacionada a produção de mudas de banana isentas de pragas e doenças. Ele enfatiza que o plantio de mudas em pleno desenvolvimento pode gerar uma economia de até duas capinas na implantação do bananal, diferente do plantio convencional por rizomas que apresentam taxas de brotação irregular. “O laboratório recebe várias visitas e realiza aulas prática por ano, com a presença de alunos do ensino médio e universitário. Esse método de propagação e produção de mudas, vêm sendo desenvolvidos e aperfeiçoados para elevar a taxa de multiplicação em curto espaço de tempo e melhorar a qualidade das mudas, explica Pessoa.
O professor Tiago Ribeiro, do Departamento de Botânica e Ecologia do Instituto de Biociência da UFMT, fala que essa aula prática é um complemento da aula teórica que os alunos receberam da sua disciplina. “Estamos aproveitando o laboratório da Empaer para contextualizar a parte prática. Não temos laboratório de cultura de tecidos, os alunos aprenderam a produzir plantas livres de patógenos e a produção em larga escala sem contaminação. Daqui há quatro meses, estaremos de volta ao laboratório com outra turma”, esclarece Tiago.
Durante a visita, o estudante Mathias Nascimento Amador, do 6º Semestre, comentou que é a primeira vez que visita o laboratório da Empaer, e achou importante, pois os alunos podem assimilar melhor os conhecimentos visualizando toda a parte prática. Ana Beatriz Moreira (7º), ficou satisfeita com a estrutura do laboratório. O estudante Vitor Hugo Ribeiro (6º), surpreendeu com a aula prática e esclareceu que uma simples folha pode criar outro indivíduo.
Fonte: @empaer_mt