Sophia @princesinhamt
Notícias

Alunos da UFMT têm experiência enriquecedora em aula de campo no município, com enfoque em práticas sustentáveis.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O município de Nova Brasilândia recebeu com entusiasmo os alunos da (UFMT), do curso de Geografia, para uma aula de campo que abordou temas cruciais para a comunidade. A visita teve como foco a análise da questão da água, incluindo distribuição, tratamento e captação, como a problemática do descarte de resíduos sólidos. O secretário de governo, Edimar Rodrigues, juntamente com o professor da turma Dr. Hugo José Scheuer Werle, acompanhou os alunos durante o tour pela cidade.

Durante a atividade, os alunos puderam explorar a realidade local e compreender de perto os desafios enfrentados por Nova Brasilândia em relação à água e ao descarte adequado dos resíduos sólidos. A importância dessa aula de campo reside na de aliar teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma visão ampla e aprofundada das questões socioambientais.

No que diz respeito à questão da água, os alunos puderam analisar a distribuição e o tratamento desse recurso vital para a comunidade. Eles tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas de captação e os processos de tratamento de água realizados no município. Além disso, foram incentivados a refletir sobre práticas de consumo consciente e medidas de preservação dos recursos hídricos.

Em relação ao descarte de resíduos sólidos, a visita ao lixão de Nova Brasilândia foi um momento de aprendizado impactante. Os alunos puderam visualizar a realidade do manejo inadequado dos resíduos e as consequências ambientais e sociais que isso acarreta. A partir dessa experiência, foram estimulados a pensar em soluções e propostas que possam contribuir para uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos sólidos no município.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.