Dezesseis alunas que realizaram o curso de maquiagem, na Administração Regional do Cristo Rei, participaram nesta segunda-feira (30) do encerramento das atividades. Durante dois meses, elas participaram das aulas para conhecerem as técnicas usadas nesta área da beleza, uso de produtos adequados para cada tonalidade de pele, e desenvolveram entre elas a atividade para aprimoramento do curso.
O Curso de maquiagem faz parte da parceria de serviço entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, que disponibiliza, de forma gratuita, os instrutores para a formação dos inscritos na referida capacitação.
De acordo com a instrutora do Senac, Cindhy Rosa da Silva, o curso é direcionado para todos aqueles que querem se empreender na área da beleza, ou aqueles que querem aprender a fazer maquiagem para uso próprio. “Qualquer pessoa pode aprender no curso de maquiagem, que não é difícil, porém precisa de atenção quanto à utilização de bases e cores para cada tom de pele, além de conhecer as marcas que despontam nesse mercado”, destacou.
A instrutora disse ainda que as alunas que participaram do curso se saíram muito bem e terminam a jornada de capacitação, preparadas para o mercado de trabalho. “É gratificante poder contribuir com o aprendizado dessas mulheres que viram na maquiagem profissional uma fonte de renda e autonomia financeira, e essa é a nossa missão. De vinte inscritas no curso, 16 concluíram a jornada. Quero estender o meu agradecimento à Prefeitura Municipal, por essa parceria, e por contribuir de forma considerável na vida dessas mulheres, que ao longo desses dois meses de curso se tornaram mais que alunas, também amigas”, completou.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que acompanha todos os cursos oferecidos pelo ‘Qualifica + VG’, seja na abertura, no decorrer, ou na conclusão do curso e o contentamento é sempre o mesmo. “É uma alegria estar aqui participando com vocês da conclusão desse curso, e trazer o abraço afetuoso da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, que além de incentivadora, é uma pessoa que inspira os trabalhos realizados na nossa pasta”, destacou.
Ela disse que o curso de maquiagem é um dos que mais nos empodera, basta ter um kit e se dedicar na atividade para oferecer esse trabalho que é muito valorizado. “Sou jornalista de formação e por 10 anos trabalhei como apresentadora, e para desempenhar a minha função precisava estar bem maquiada. Conheço muitas pessoas que realizam essa função e reconheço a importância desse trabalho. Uma boa maquiagem custa em média R$ 300,00. A maquiagem além de ser uma ferramenta de trabalho, de empoderamento, é uma ferramenta que pode ser usada por vocês mesma, porque é uma forma de autoestima, porque um batom vermelho transforma a vida de qualquer mulher”, recomendou.
Rosimeire de Paula, moradora do bairro Maringá I, foi uma das alunas que concluiu o curso de maquiagem. Ela que já trabalha como manicure, viu na maquiagem uma oportunidade a mais de ascensão na trajetória profissional. “Eu já queria fazer esse curso e quando soube que estavam ofertando a vaga aqui na Subprefeitura, resolvi me inscrever. Gostei dos ensinamentos e pretendo me especializar ainda mais”, disse aos aluna informando que a agenda de trabalho está aberta, tanto para manicure como para maquiagem.
Laisa Cristiane, moradora da Cohab Cristo Rei também achou excelente o curso de maquiagem, pois queria muito se maquiar, mas tinha medo de não acertar nas composições das cores. “A instrutora nos deu todas as técnicas e nos deixou preparada para assumir essa profissão, que agora eu pretendo me empreender. A princípio o curso era para uso próprio, mas vi no decorrer das aulas que pode ser também uma fonte de renda”.
A coordenadora da Proteção Básica, Bernadete Miranda disse que a Secretaria de Assistência Social tem trabalhado essa questão do empoderamento das mulheres e oferecendo, de forma gratuita, vários cursos de capacitação, nas mais variadas modalidades. “É importante que vocês possam estar sempre ligados na lista de cursos que estão disponíveis e com as inscrições abertas. Um deve se encaixar na sua preferência. Basta procurar as unidades do Cras e certificar os cursos que estão disponíveis para a sua região”.
Fonte: @secomvg