Christinny dos Santos
Única News
O primeiro episódio do sistema metereológico denominado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2025 fará com que a chuva ganhe força no centro-norte do Brasil, em especial em Mato Grosso, onde o volume pode chegar a 100 mm/dia com ventos intensos de 100 km/h.
O ZCAS é formado por uma combinação de ventos de diferentes sistemas meteorológicos, combinados com outro fenômeno, como a formação de uma frente fria. Observado como uma faixa de nuvens que vai do sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil, ele é responsável por uma grande parte das chuvas que ocorrem no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
A ação do ZCAS começa nesta segunda-feira (06) e vai, pelo menos, até quinta-feria (09). Neste período, as pancadas de chuvas podem ocorrer a qualquer momento com alto risco de persistência, se transformando em um temporal. Diante disso, tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil emitiram alerta de chuva intensa para em todo o estado.
Para a maior parte de MT, inclusive a Capital, o alerta é de perigo potencial, quando as chuvas podem atingir até 50 mm/dia com ventos intensos de 60 km/h. No entanto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.
Já para 29 municípios do sudoeste de MT, entre eles Barra do Garças, Nova Xavantina, Primavera do Leste e Torixoréu, o alerta é de perigo. Nesta região, pode chover até 100 mm/dia com ventos intensos de 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Confira a previsão para a Capital:
Na terça-feira (07), o dia deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, também rajadas de vento e trovoadas durante a tarde. A mínima prevista é de 24°C e a máxima de 33°C. Na quarta-feira (08), a previsão de temperatura não muda, mas a chuva só deve cair a partir das 08h da manhã, se intensificando por volta das 11h.
O dia deve amanhecer nublado na quinta-feria (09), mas as pancadas de chuva serão isoladas e devem cair somente a partir das 11h da manhã. Por volta das 14h, a precipitação pode se intensificar, sendo que o volume previsto para este horário é de 11 mm, acompanhada de ventos fortes e trovoadas.
Na sexta-feria (10), o dia também amanhece nublado, mas a chuva deve ser fraca, atingindo volume máximo de 5.1 mm, apesar disso, deve se estender até a noite. A mínima e máxima variam entre 24°C e 34°C, com raios UV muito elevados. Neste dia, é recomendado a utilização de protetor solar com fator de proteção entre 25 e 50.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews