Sophia @princesinhamt
Notícias

“Alerta: Golpes de sites falsos para pagamento de licenciamento e IPVA são tema de aviso da Sefaz e Detran”

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) reforçam o alerta sobre a existência de sites falsos com nome dos órgãos, criados por criminosos, para aplicar golpes.

Para que o cidadão não caia no golpe, a orientação é que a atenção seja redobrada na hora de realizar o pagamento do licenciamento e do IPVA do veículo.

Os golpistas patrocinam sites falsos que apresentam uma tela semelhante ao site do Detran ou da Sefaz. Na página, é apresentado um QR Code falso para pagamento via PIX. Se for pago, o valor é repassado para conta corrente de criminosos.

O site oficial do Detran-MT é “www.detran.mt.gov.br”, e o da Sefaz-MT é “www.sefaz.mt.gov.br”, ambos com o domínio final “mt.gov.br”. Qualquer outro endereço, mesmo que o conteúdo seja idêntico, levará a um site falso. É fundamental que o cidadão, ao acessar qualquer site, observe o endereço eletrônico para se certificar que é oficial, principalmente antes de emitir guias ou fazer qualquer pagamento via boleto bancário ou PIX.

Outra recomendação é que, no momento do pagamento, o cidadão verifique se o destinatário é realmente o órgão público. Nos casos de golpe, o favorecido geralmente é uma pessoa física ou jurídica sem vínculo com o Estado. Em todos os pagamentos realizados para órgãos públicos, devem constar os dados do Governo de Mato Grosso, da Sefaz ou do Detran.

O Detran e a Sefaz estão trabalhando para remover e bloquear as páginas para que a população não sofra nenhum prejuízo. Para cada site falso identificado, é registrado boletim de ocorrência e compartilhada a informação com a Polícia Judiciária Civil.

Como denunciar

Caso algum cidadão caia no golpe, a orientação é que um Boletim de Ocorrência (BO) seja registrado junto à Polícia Civil, de forma presencial ou por meio da Delegacia Virtual. Denúncias sobre sites falsos também podem ser feitas no Fale Cidadão, da ouvidoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), ou na ouvidoria da Sefaz, sempre acompanhadas com o endereço eletrônico do site em questão.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.