Karine Campos
Única News
Calor intenso, tempo seco, queimadas e baixíssima umidade do ar: tudo isso tem deixado os cuiabanos preocupados nas últimas semanas.
Nesta segunda-feira (9), a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta referente à baixa umidade do ar, que ficará abaixo de 12%, mais seco que o deserto do Saara – o mais quente do Planeta -, o que afeta ainda mais a saúde.
Além dos desafios enfrentados diante dessa situação alarmante, os “pés rachados” sofrem também com os incêndios florestais, que vêm devastando todo o estado de Mato Grosso.
Somente neste final de semana, foram registrados 471 focos de calor, desses, 256 se concentram no Cerrado, 200 na Amazônia e 15 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
O Corpo de Bombeiros reforça que a população precisa se conscientizar, para que este tipo de emergência seja evitado.
Previsão da semana
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na segunda-feira (9) Cuiabá registrou temperatura máxima de 42,2ºC e a umidade caiu a 8%.
Nesta terça-feira (10), o tempo não fica muito diferente e a máxima deve chegar novamente aos 42°C. A umidade não ultrapassa 12%.
Na quarta-feira (11), o clima seco de Cuiabá continua com umidade mínima de 10% e registra temperatura máxima de 41°C.
Já na quinta-feira (12) a máxima chega a 42°C com sessão térmica de 45°C sem precisão de chuva ou de baixa na temperatura.
Na sexta-feira (12), “Cuiabrasa” atinge 42°C com a umidade em 10%.
Tomar muita água, evitar ficar no sol por um longo período e procurar uma sombrinha para descansar, pode ajudar o Cuiabano a se sentir um pouco melhor.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews