Ari Miranda
Única News
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para Mato Grosso nesta quinta-feira (26). Segundo o Instituto, as chuvas deverão cair ao longo de uma faixa territorial que vai da divisa com os estados de Goiás e Tocantins, passando pela região central e norte de MT até a divisa com o Amazonas.
Conforme o Inmet, a possibilidade de chuva intensa no estado se deve ao fato de que, nesta quinta-feira, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão se formou sobre o país e deve durar até a próxima terça-feira (31), véspera de Ano Novo.
Ao longo desse período, de acordo com o Instituto, muita chuva deve cair em MT e em outros dez estados, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país.
De acordo com a previsão, neste período, o céu em Mato Grosso deve ficar nublado durante todo o dia e a chuva deve cair em 122 dos 142 municípios do estado, com possibilidades de chuvas entre 50 e 100 mm por dia. Além disso, o Inmet alerta a população para o risco de ventania intensa, com velocidades que poderão oscilar entre os 60 e 100 Km/h.
O alerta laranja traz ainda consigo o risco de quedas de raios, suspensão temporária do fornecimento de energia elétrica, além de chances de quedas de galhos de árvores, redes de transmissão e alagamentos em áreas de risco.
Em Cuiabá, o céu nublado predominará e, diferente do calorão típico da cidade, tanto nesta quinta-feira quanto no final de semana, os termômetros devem permanecer em baixa e não deverão passar dos 31ºC.
Já em Sinop, 500 quilômetros ao norte da capital, além da chuva, que deve cair até a próxima segunda-feira (30), há ainda grandes chances de queda intensa de raios, com termômetros oscilando entre os 21ºC e 30ºC.
Em Cotriguaçu (1060 Km de Cuiabá), município na divisa com o Amazonas, o céu também deve permanecer nublado e com grandes chances de chuva durante todos os dias até a véspera do Ano Novo. Lá, as temperaturas deverão girar na casa dos 23ºC e 29ºC.
Por fim, a população de Rondonópolis, 218 Km ao sul de Cuiabá, também deve preparar os seus guarda-chuvas para os próximos dias, que prometem ser bastante úmidos e com pancadas de chuva, trovoadas isoladas e um clima bastante ameno, que não deve passar dos 27ºC.
Durante as chuvas, o Inmet recomenda à população evitar se abrigar debaixo de árvores ou marquises de prédios, além de evitar estacionar carros próximo a torres de transmissão de energia ou placas de propaganda (outdoor), e também evitar o uso de celulares ou outros aparelhos conectados à tomada.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews