Com estoque abaixo do ideal, o banco de leite humano do HG (Hospital Geral e Maternidade) de Cuiabá precisa da ajuda de mulheres que estejam amamentando! As doações de leite materno podem salvar as vidas de bebês prematuros ou abaixo do peso, atendidos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da unidade.
Ouça mais detalhes sobre as doações com os jornalistas Aldair Santos e Luzimar Collares, da rádio Centro América FM 🎧:
Importância das doações
O leito doado é fonte de nutrição para bebês prematuros atendidos na UTI neonatal, que não podem ser amamentados pelas próprias mães.
Um litro de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos diariamente, dependendo do peso do prematuro, já que 1ml é suficiente para nutri-lo em cada alimentação, segundo o Ministério da Saúde.
Impossibilitados de serem alimentados pelas mães, as doações de leite são a forma dos bebês terem saúde e mais chances de recuperação, para saírem da UTI.
Vale lembrar que o leite ainda é capaz de proteger as crianças contra infecções, diarreias e alergias. Ou seja, ele é um grande aliado do sistema imunológico.
As doações feitas ao banco de leite do HG são levadas também para outras unidades hospitalares de Mato Grosso, o que faz a unidade ser uma referência estadual no assunto.
Como doar
Se você é mãe lactante e produz leite em excesso, pense em ser uma doadora! Para isso, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Conforme a unidade de saúde, alguns cuidados devem ser tomados durante a retirada e armazenamento do leite para doação; veja abaixo:
- Para armazenar o leite, utilize frascos de vidro com tampa plástica, (tipo café solúvel ou maionese);
- lave os vidros com água e sabão, retire os rótulos, resíduos de cola e a proteção interna das tampas;
- ferva os vidros com as tampas por 15 minutos;
- deixe escorrer em pano limpo e, após secar, feche o vidro sem tocar na parte interna da tampa;
- prenda os cabelos de modo evitar o contato com as mamas;
- lave as mãos e os braços até o cotovelo, com água e sabão em abundância;
- lave as mamas em água corrente antes de cada ordenha e seque-as com toalha limpa;
- retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias;
- evite conversar durante a retirada de leite; se estiver gripada, coloque uma fralda ou máscara sobre o nariz.
Para tirar dúvidas sobre o processo de doação, as mães interessadas podem entrar em contato com o banco de leite do HG através do telefone (65) 3363-7035 ou deste WhatsApp.
Fonte: primeirapagina