Em documento encaminhado à Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), a Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, solicitou o aumento de 8,85% na tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital.
Após o pedido, a Arsec marcou uma audiência pública para a próxima segunda-feira (22) as 9h da manhã, no auditório do subsolo do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. Na reunião, será avaliado o reajuste proposto pela concessionária, de 8,85%, número quase o dobro do índice da inflação, que fechou 2023 em 4,62%.
“Durante a audiência pública, serão apresentados os esclarecimentos acerca do reajuste tarifário ordinário dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário; o pedido da Concessionária Águas Cuiabá S.A. relativos ao reajuste tarifário ordinário dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e o parecer técnico da análise do reajuste tarifário ordinário dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário elaborado pela Arsec”, explicou a Arsec.
Caso o aumento de 8,85% seja aprovado na tarifação, as residências comuns de Cuiabá passarão a pagar R$ 4,70 a cada 10 metros cúbicos de água consumidos, e as residências sociais, R$ 2,36. Todavia, a decisão final ficará nas mãos do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pela autorização ou não da concessão do aumento.
Em nota, a empresa Águas Cuiabá justificou o aumento, afirmando que reajuste está previsto em contrato de concessão.
“O reajuste tarifário está previsto em contrato de concessão e é baseado em fórmula paramétrica que, este ano, resulta em 8,85%”, diz trecho da nota.
Se aprovado, o reajuste será aplicado 30 dias após a data de sua publicação.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews