Publicado em:
02/05/2023 às 15:30:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
A constatação foi feita pela prefeitura municipalb de Feliz Natal, por meio do Programa de Incentivo à Apicultura, coordenado pela pesquisadora Clarice Saueressig, que esteve nos apiários do assentamento, neste fim de semana. Como uma preparação para colheita da safra do mel deste ano, que deve acontecer dentro de 30 dias, a pesquisadora afirmou que as famílias que seguiram o manejo técnico da gestão municipal, com todos os protocolos, deverão duplicar a produção na abertura da safra.
Conforme a pesquisadora, os apiários passaram por tratamento genético em que houve uma seleção das abelhas rainhas mais propícias para produção melífera.
“Hoje reforcei que todos os produtores precisam fazer o manejo adequado para aumentar a produção. Estamos aqui no apiário do seu Irineu, por exemplo, onde no ano passado, somente 15% das caixas eram de abelhas com genética para mel, após o melhoramento que implantamos este número subiu para 75%. No final da safra teremos uma média acima de 90 quilos de mel por caixa, sendo que a média nacional é de 45 quilos”, afrisou.
Para a produtora Valdinete do Vale o apoio da gestão do prefeito Toni Dubiella está sendo fundamental para melhorar a cadeia produtiva do mel na região. “Estamos aqui há anos e nunca tivemos esse apoio. Agora com o manejo correto estamos tratando as doenças das abelhas e já percebemos o resultado na produtividade. Se percebe a diferença até nas abelhas. A expectativa é de que daqui três semanas realizaremos mais uma colheita’, observou.
FEIRA DO CONHECIMENTO
Na ocasião, estudantes do assentamento acompanharam a pesquisadora na avalição da produção melífera no local. A visita funcionou como um laboratório de preparação para Feira do Conhecimento que eles devem participar em Feliz Natal, em que irão abordar a questão genética no mundo apícola.
O apicultor Rafael Fiel participou no ano passado da Feira do Conhecimento, ocasião em que enalteceu a iniciativa da gestão atual. “A realidade da produção no assentamento mudou após a implantação do programa. O que levava três anos para produzir, hoje estamos produzindo em 45 dias”, ressaltou.
Também participaram, o presidente da Câmara Municipal, vereador Odenílio Moreira de Souza, o secretário chefe de gabinete, Júlio Ferreira, entre outras autoridades locais.