Sophia @princesinhamt
Notícias

Advogado falsificava casamentos para fraudar INSS com criação de agricultores

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
advogado fraudava casamentos criava agricultores para receber inss

Via @metropoles | A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (30/08), seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro do Norte (CE), Caririaçu (CE), Açú (RN) e Pau dos Ferros (RN) para apurar possíveis crimes de organização criminosa lavagem de dinheiro e estelionato contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A PF, em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Previdência Social no Estado do Ceará, deflagrou uma para investigar a alteração fraudulenta de certidões de casamento com o de obter previdenciários de ário-maternidade de forma ilícita.

Durante as investigações, foi identificado que um único advogado atuava procurador em diversos pedidos de benefícios, nos quais as profissões dos cônjuges eram alteradas para “agricultor” a fim de garantir o recebimento ilegal dos valores.

“Além de colher elementos probatório para a conclusão do inquérito policial, a ação visa cessar as fraudes investigadas e evitar o desvio de recursos públicos destinados à subsistência de trabalhadores rurais, que deveriam ser os verdadeiros beneficiários dos programas do INSS”, informou a PF.

Os crimes sob investigação incluem estelionato previdenciário na modalidade tentada, além de integrar organização criminosa e lavagem de capitais.

O nome da operação, “Deméter”, foi escolhido de forma simbólica, fazendo referência à deusa da mitologia grega associada ao cultivo e à fertilidade da terra, destacando a ligação direta com o setor rural, alvo das fraudes.

Mirelle Pinheiro e Carlos Carone
Fonte: @metropoles

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.