Fred Moraes
Única News
A secretária de Saúde de Cuiabá, a médica Lúcia Helena, afirmou que o prefeito Abilio Brunini (PL) possui planos de expansão para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o principal hospital público de alta complexidade na capital e que recebe pacientes do Estado inteiro.
Em entrevista à TV Vila Real, Lúcia disse que a área de ocupação do HMC permite que sejam realizadas obras de ampliações e que o prefeito tem o desejo de alocar ao HMC um hospital infantil, assim que conseguir somar recursos na prefeitura.
“Por conta de ser um hospital com manutenção baixa, o Abilio entende que pode construir um novo Hospital Infantil, o terreno do HMC é muito grande. Se a gente captar recursos, obviamente será possível que a gente construa um hospital infantil”, anunciou Lúcia.
Questionada se haveria possibilidade de que a administração viesse gerir o hospital em parceria com o Estado, Lúcia Helena negou e afirmou que nos planos da atual gestão não é previsto o repasse parcial, ou total, da administração hospitalar ao Estado, embora haja um grande número de pacientes do interior.
“Eu não gostaria de estadualizar [a gestão do hospital], ao menos nesse momento. No HMC, existem médicos que estão lá desde o início, eles possuem um carinho gigantesco pelo hospital. O HMC tem muitas possibilidades. Não tem porque passar ao Estado, vai ficar com a gente”, finaliza.
Vale ressaltar que brevemente o HMC passará a ser controlado diretamente pela prefeitura e não pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública, a ECSP, que é uma empresa com capital público, mas com muitas dívidas e pendencias salariais com os médicos/ enfermeiros contratados.
O encerramento da ECSP foi anunciada como uma das reformas administrativas de Abilio na semana passada.
“Se fosse uma empresa privada seria uma situação praticamente de falência, é uma empresa com muitas dívidas, muitos atrasos, muitas dívidas trabalhistas, dívidas com empresas terceirizadas, então há uma preocupação muito grande, a intenção nossa é fechar a Empresa Cuiabana”, declarou Brunini.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews