Sophia @princesinhamt
Notícias

A Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Guia passa a vacinar com exclusividade crianças entre 6 meses a 4 anos contra a Covid-19

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2025 word3

<!–

–>

A partir desta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças entre seis meses a 4 anos de idade, somente na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Guia, conforme determinação da gestão Municipal, em detrimento ao aumento de casos de Covid-19 no município.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, a UPA IPASE, na Tenda da Prevenção, passou também a realizar exames da Covid-19, com atendimento médico e equipe multidisciplinar, para população em geral, devido ao aumento registrado de casos, não só em Várzea Grande, mas em todo território nacional.

O secretário e Saúde, Gonçalo Barros, informou que vacinação para crianças de 6 meses a quatro anos de idade, acontece somente na UBS Nossa Senhora da Guia. “Deixamos a tenda anexo à UPA IPASE, apenas como Centro de Triagem de COVID 19 devido ao crescente número de pessoas em busca do teste de confirmação da doença”, esclareceu Gonçalo Barros frisando que a procura por testes vem tendo aumento considerável.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, ou nascimento, comprovante de residência e de posse do cartão do SUS. É necessário a presença do responsável legal. Várzea Grande continua na busca de pessoas para a segunda dose de reforço de pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. O município ainda mantém vacinas para aplicação da primeira e segunda doses em crianças entre 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos, além das pessoas de 35 anos ou mais para a quarta dose.

“Já é fato que a pessoa vacinada, conforme estudos, que quando contrai a Covid-19, os sintomas são mais leves. Por isso a importância de todos completarem o seu ciclo vacinal contra a Covid-19, conforme cada idade. Estamos vacinando as crianças, é importante os pais acreditarem que as vacinas salvam vidas, principalmente em se tratando contra a Covid-19. Quando forem ao Posto de Saúde, levem a carteirinha de vacinação do seu filho, e verifique se todas as vacinas necessárias para a idade, foram aplicadas. As vacinas estão à disposição de todos”, explicou o secretário.

Sobre a Vacinação:

Crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades: Pfizer-BioNTech (tampa vinho);

Crianças de 3 e 4 anos: CoronaVac;

Crianças de 5 anos a adolescentes de 12 anos: CoronaVac ou Pfizer-BioNTech (tampa laranja).

Fonte: Secom-VG

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.