Publicado em:
14/04/2023 às 16:19:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
As mais de 200 câmeras que já monitoram pontos-chave de 12 unidades escolares da rede municipal de ensino já estão integradas ao sistema de vigilância das forças de segurança. E, no dia 24 de abril, às 8h, a Prefeitura realiza licitação para contratação de empresa especializada em serviço de instalação e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de segurança (câmeras e gravadores).
Pelo certame, que já estava em planejamento bem antes dos atentados de Blumenau (SC) e São Paulo (SP), deve ser promovida a universalização do monitoramento na rede municipal de Educação (escolas e Cemeis), com um valor previsto de investimento superior a R$ 750 mil.
Licitação
Às mais de 200 câmeras que já monitoram unidades escolares da rede municipal, somam-se ainda mais 220 equipamentos instalados em unidades administrativas da Prefeitura. Além dos equipamentos que já monitoram os prédios públicos, Sorriso também dispõe, por meio do Programa Sorriso + Segura, formalizado em 2021, de mais de 70 câmeras instaladas em vários pontos do perímetro urbano. Além destas, cerca de 20 câmeras OCR estão dispostas em diversos locais e abastecem o sistema de vigilância das forças de segurança.
Vigia Mais MT
Há ainda, em costura junto ao Governo do Estado, a adesão ao programa Vigia Mais MT. O Município está na fase de definição dos pontos que devem receber as câmeras de vigilância, verificar as demandas para sua instalação, para então, seguir com o processo de formalização do convênio com o Estado.
“A princípio, Sorriso pode receber até 350 equipamentos, entre câmeras fixas, móveis e OCR, que são as que fazem leitura de placas de veículos, mas este é um número ainda estimado e pode ser alterado”, detalhou o secretário Moura ainda no início de abril, acrescentando que, devidamente autorizado pelo prefeito Ari Lafin, já havia informado que Sorriso tem total interesse em aderir ao programa ainda em fevereiro.