As inscrições acontecem até 10 de fevereiro, no link e as entrevistas com as inscritas serão no dia 14, às 19h30, na Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), Câmpus de Cuiabá.
A coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu, conta que a iniciativa vem ao encontro da necessidade de desenvolver uma metodologia que estimule ainda mais o protagonismo feminina na música. “Esse projeto é um piloto que iremos desenvolver dentro de uma proposta que estamos construindo. A ideia é que até mesmo o corpo de educadores seja formado em sua maioria por mulheres”, explica, complementando que o repertório que será priorizado nos estudos também será os que tenham sido produzidos ou tenham participação de mulheres.
As aulas do projeto serão todas as terças-feiras, entre 19h30 e 21h, na FCA, e a coordenadora ressalta que a entrevista com as inscritas será apenas uma forma de conhecer a realidade de cada uma para melhor condução das atividades. “Nosso intuito é saber mais sobre a participante, analisando se irá se adequar ao repertório adotado pelo programa. Já aquelas meninas mais adiantadas serão convidadas a participar de outras ações como forma de aprimoramento”, destaca.
Pelo protagonismo feminino
Ainda dentro das motivações do projeto, Rubia Naspolini Yatsugafu fala da participação do programa, em dezembro do ano passado, no 18º Concurso de Violino Paulo Bosisio, realizado na cidade de Tatuí (SP). “Nesse concurso havia apenas duas meninas na categoria até 14 anos, e nas duas demais nenhuma. Inclusive a UFMT foi com um time de nove meninos. A partir daí sentimos ainda mais necessidade de compreender esse cenário, e de fato iniciar esse projeto com objetivo de estimulá-las e colocá-las em cena”, finaliza.
Para mais informações acesse as redes sociais do UFMT com a Corda Toda no Facebook ou Instagram. Ou via e-mail ufmtcomacordatoda@gmail.com.
Fonte: leiagora