Sophia @princesinhamt
Música

Pedro Tourinho critica intolerância religiosa no axé: polêmica envolvendo fãs de Claudia Leitte

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Secretário de Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, aqueceu seu perfil oficial no Instagram levantando um tema bastante importante. Em meio as comemorações dos 40 anos da axé-music, Tourinho criticou a intolerância religiosa por parte de quem vive do movimento, uma vez que o mesmo é originário de ritmos de matriz africana. A publicação gerou uma polêmica e alguns usuários da plataforma identificaram a mesma como uma possível indireta para Claudia Leitte.

LEIA MAIS

2025 word2

Pedro Tourinho faz crítica a intolerância religiosa no axé e fãs apontam indireta para Claudia Leitte. Foto: Instagram @pedrotourinho / @claudialeitte

Através do Instagram, Pedro Tourinho fez uma publicação onde ressaltou a importância de comemorar os 40 anos do movimento musical “axé-music”, que muito fez e ainda faz pelo estado da Bahia. O secretário, no entanto, aproveitou o momento também para tecer críticas a ausência de um pensamento crítico por trás desta celebração. Segundo ele, é necessário “botar as coisas no seu devido lugar antes do oba oba”.

Junto a este texto da legenda, Tourinho também dividiu com seus seguidores um outro texto, onde enfatiza a necessidade de “refletir, entender, mudar” o papel da cultura negra na axé-music, uma vez que seus maiores expoentes são artistas brancos, deixando os negros “na cozinha”, ou seja, nos bastidores. O secretário foi enfático quando escreveu também que não existe uma “caça as bruxas”, mas isso não impediu os comentários na publicação.

Muitas das opiniões provenientes dos seguidores de Pedro Tourinho indicaram uma possível indireta para a cantora Claudia Leitte. Isso porque Claudia é abertamente evangélica e havia trocado a letra da música “Caranguejo”, mudando um dos versos que citava “yemanjá”, orixá das religiões de matriz africana, para “yeshua”, o nome de Jesus Cristo em hebraico.

A troca dos versos da música aconteceu no último sábado, ao longo do show que Claudia realizou no Candyall Guetho Square, em Salvador, como parte do seu projeto de verão “Soul d’ Rua”. Entretanto, essa não foi a primeira vez que isso aconteceu. A cantora já havia inserido “yeshua” na música em 2013 e o vídeo voltou a circular na web em fevereiro deste ano, quando recebeu fortes críticas.

Pedro Tourinho atualiza post

Em meio a polêmica causada pela publicação, o Secretário de Turismo de Salvador alterou a sua legenda original, inserindo um novo parágrafo onde ele afirma que sua intenção não era fazer ataques direcionados a uma pessoa em específico. Segundo ele, o objetivo maior de sua provocação é a “necessidade de reconhecer a história”.

Pedro disse o seguinte:

“Update: Essa questão que levantei é muito mais sobre o todo do que sobre a parte, e maior e mais endêmica do que qualquer caso isolado. Sei que perde-se controle, mas a intenção não é alimentar hate contra ninguém, e sim puxar a discussão como um todo sobre a necessidade de saber o que é axé e reconhecer toda a história. Fechei comentários porque a discussão estava indo na direção errada.”

Apesar da ratificação de Tourinho, diversos perfis no Instagram repercutiram a notícia linkando o nome de Claudia Leitte ao post. Até o momento, a cantora não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.