Aconteceu ontem em São Paulo a edição de 2024 do Prêmio UBC, que celebrou a carreira e a obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho. A premiação, que é promovida pela União Brasileira dos Compositores (UBC), reuniu grandes artistas, que se apresentaram em um espetáculo com músicas assinadas pelos homenageados. Entre os presentes estavam Beto Lee, Carol Biazin, Kell Smith, Pitty e Zé Ibarra.
LEIA MAIS
O Prêmio UBC 2024 foi uma linda e merecida homenagem aos grandiosos Rita Lee e Roberto de Carvalho, que fizeram história na música nacional e internacional. A cerimônia, que foi realizada ontem, pela primeira vez em São Paulo, no Teatro B32, contou com apresentações de artistas de diferentes gerações, que revisitaram clássicos da dupla em interpretações inéditas.
Com roteiro assinado por Nelson Motta e direção artística de Beto Lee, a premiação foi banhada por momentos de emoção e conexão entre os artistas, destacando intemporalidade da obra dos homenageados. A banda de Rita Lee, inclusive, estava presente e acompanhou as performances , criando uma atmosfera de celebração e reverência ao legado dos dois compositores.
Atrações e repertório
Ao longo da noite, dez artistas colocaram suas vozes nos clássicos de Rita e Roberto. A responsável por abrir os trabalhos foi a cantora Grazi Medori, que apresentou um medley de grandes sucessos da dupla, “Nem Luxo, Nem Lixo”, “Banho de Espuma” e “Chega Mais”. A sequência ficou por conta de Matu Miranda, que fez uma performance de “Alô Alô Marciano”.
A jovem cantora Carol Biazin foi um dos destaques da noite. Ela apresentou uma versão de “Amor e Sexo”. Fernanda Abreu, Pitty e Kell Smith também marcaram presença com interpretações vibrantes de “Saúde”, “On The Rocks” e “Vírus do Amor”, respectivamente. Ainda se apresentaram no Prêmio UBC 2024 os cantores Chico Brown, Léo Jaime e Zé Ibarra em performances de “Caso Sério”, “Flagra” e “Mania de Você”.
Beto Lee, filho de Rita e Roberto, foi o último a subir ao palco. Ele cantou “Papai Me Empresta o Carro”, faixa presente no sétimo álbum de sua mãe, o “Rita Lee”, lançado em 1979. O encerramento do evento foi marcado por todos os artistas juntos no palco em uma celebração coletiva com “Lança Perfume”.
O diretor-executivo da União Brasileira dos Compositores, Marcelo Castello Branco, destacou a importância do evento para a valorização da classe artística e para reafirmar a relevância da música brasileira no cenário nacional e internacional. Criado em 2017, o Prêmio UBC reconhece grandes nomes da música brasileira e já homenageou artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento e Caetano Veloso.
Fonte: portalpopline