Sophia @princesinhamt
Música

Coro Experimental MT inicia temporada 2023 com inscrições para novos cantores

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O Coro Experimental MT inicia oficialmente a temporada 2023 nesta quinta-feira (2) com a realização do primeiro ensaio e audição para novos cantores. As inscrições devem ser feitas até quinta por meio deste link. As audições acontecem a partir de 19h no Palácio da Instrução, no Centro, e o ensaio está marcado para 19h30.
 
Desde 2017, o Coro Experimental MT vem enfrentando novos desafios a cada temporada. No primeiro ano, após a seleção de cantores, o grupo recém-reunido viveu o desafio de subir ao palco do Cine Teatro Cuiabá para participar do concerto em homenagem aos 130 anos do compositor Heitor Villa-Lobos. Dois meses depois, estava fazendo o primeiro espetáculo autoral, “A tempo”, reapresentado em 2022.
 
Inquieto, criativo e versátil, o CEMT, sob a direção artística e regência de Jefferson Neves e Tuanny Godoi, apresentou-se na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nos teatros do Cerrado Zulmira Canavarros e da UFMT, entre outros locais da capital mato-grossense, sempre promovendo o canto coral. Homenageou os 300 anos de Cuiabá, reviveu o universo de cartas e telegramas de amor, em “Canção Postal”; o repertório dos anos 1990, em “Studio 90”; e a alma do Pantanal em “Expresso Pantaneiro”.
 
A lista de apresentações é extensa e cada espetáculo é especialmente desafiador já que o CEMT tornou-se um coro independente no início de 2018, embora conte com parcerias importantes, como a da Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel-MT), que cede o salão do Palácio da Instrução para os ensaios. Os próprios cantores se mobilizam para criar e montar o cenário dos espetáculos e o coro conta com a expertise de alguns de seus integrantes para definir figurinos, fazer a divulgação e tudo que for necessário para levar novas emoções ao público.
 
“Somos entusiastas do canto coral e me sinto muito feliz de contribuir para a sua promoção em Mato Grosso”, afirma Jefferson Neves, compositor, regente, cantor e responsável pela maioria dos arranjos apresentados pelo Coro Experimental.
 
Segundo ele, a temporada 2023 promete com uma segunda apresentação de “Expresso Pantaneiro” e novos espetáculos com a marca registrada do CEMT, que reúne tanto cantores veteranos, com larga experiência de palco, como Vera Capilé, quanto profissionais de diversos setores que se apresentaram em público pela primeira vez com o coral.
 
“Não é preciso saber cantar para integrar um coro. A audição dos novos cantores é para verificarmos a afinação, a capacidade de cantar junto com outras vozes e a extensão vocal dos candidatos, além de podermos fazer a classificação vocal, já que temos grupos de sopranos, contraltos, tenores e baixos”, explica Neves. O mais importante, destaca, é ter disponibilidade para os dias de ensaio – realizado regularmente às quintas-feiras, a partir de 19h30, no Palácio da Instrução, no Centro – e comprometimento com o CEMT, pois é necessário complementar os estudos dos arranjos em casa.

 
Assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.