Sophia @princesinhamt
Música

Coro Experimental MT inicia temporada 2023 com inscrições para novos cantores

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O Coro Experimental MT inicia oficialmente a temporada 2023 nesta quinta-feira (2) com a realização do primeiro ensaio e audição para novos cantores. As inscrições devem ser feitas até quinta por meio deste link. As audições acontecem a partir de 19h no Palácio da Instrução, no Centro, e o ensaio está marcado para 19h30.
 
Desde 2017, o Coro Experimental MT vem enfrentando novos desafios a cada temporada. No primeiro ano, após a seleção de cantores, o grupo recém-reunido viveu o desafio de subir ao palco do Cine Teatro Cuiabá para participar do concerto em homenagem aos 130 anos do compositor Heitor Villa-Lobos. Dois meses depois, estava fazendo o primeiro espetáculo autoral, “A tempo”, reapresentado em 2022.
 
Inquieto, criativo e versátil, o CEMT, sob a direção artística e regência de Jefferson Neves e Tuanny Godoi, apresentou-se na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nos teatros do Cerrado Zulmira Canavarros e da UFMT, entre outros locais da capital mato-grossense, sempre promovendo o canto coral. Homenageou os 300 anos de Cuiabá, reviveu o universo de cartas e telegramas de amor, em “Canção Postal”; o repertório dos anos 1990, em “Studio 90”; e a alma do Pantanal em “Expresso Pantaneiro”.
 
A lista de apresentações é extensa e cada espetáculo é especialmente desafiador já que o CEMT tornou-se um coro independente no início de 2018, embora conte com parcerias importantes, como a da Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel-MT), que cede o salão do Palácio da Instrução para os ensaios. Os próprios cantores se mobilizam para criar e montar o cenário dos espetáculos e o coro conta com a expertise de alguns de seus integrantes para definir figurinos, fazer a divulgação e tudo que for necessário para levar novas emoções ao úblico.
 
“Somos entusiastas do canto coral e me sinto muito feliz de contribuir para a sua promoção em Mato Grosso”, afirma Jefferson Neves, compositor, regente, e responsável pela maioria dos arranjos apresentados pelo Coro Experimental.
 
Segundo ele, a temporada 2023 promete com uma segunda apresentação de “Expresso Pantaneiro” e novos espetáculos com a marca registrada do CEMT, que reúne tanto cantores veteranos, com larga experiência de palco, como Vera Capilé, quanto profissionais de diversos setores que se apresentaram em público pela vez com o coral.
 
“Não é preciso saber cantar para integrar um coro. A audição dos novos cantores é para verificarmos a afinação, a capacidade de cantar junto com outras vozes e a extensão vocal dos candidatos, além de podermos fazer a classificação vocal, já que temos grupos de sopranos, contraltos, tenores e baixos”, explica Neves. O mais importante, destaca, é ter disponibilidade para os dias de ensaio – realizado regularmente às quintas-feiras, a partir de 19h30, no Palácio da Instrução, no Centro – e comprometimento com o CEMT, pois é necessário complementar os estudos dos arranjos em casa.

 
Assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.