A fim de reconhecer a luta das mulheres pela equidade de direitos na sociedade, nesta edição, serão as mulheres as protagonistas. O evento contará com shows, apresentação de danças, performance artística e muita diversão, sempre conduzido por mulheres.
Estão confirmadas a presença de Izzy lima, dançarina, professora de capoeira, passista internacional e rainha do Carnaval de Cuiabá desde 2019 – que será uma das homenageadas do Prêmio Jejé de Oyá; do grupo Sasminina, composto por mulheres sambistas mato-grossenses; da DJ Amay, umas das mais influentes Djs da capital; e da escola de samba Payaguás, que conta com a participação de passistas e percussionistas no grupo.
De acordo com Jeferson Bertoloti, idealizador e promotor do evento, essa edição promete agitar a noite cuiabana, tal qual os acontecimentos que Jejé de Oyá realizava. “Assim como Jejé de Oyá fez, estamos promovendo a cultura cuiabana, valorizando as mulheres que fazem e acontecem na nossa cidade, honrando o legado do povo preto e proporcionando momentos de lazer, diversão e entretenimento para nossa sociedade”, afirma Bertoloti.
O Sambão de Jejé – Especial mês das Mulheres – é uma realização do Prêmio Jejé de Oyá 2023, com produção da Bemtevi Academia de Arte, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Cuiabá, da Assembleia Social (Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT), do Colégio Fato, do Grupo Vanguard, entre outras instituições.
A primeira edição do Sambão de Jejé ocorreu no final do mês de fevereiro. A terceira edição será em abril.
Esses eventos antecedem o da celebração do Prêmio Jejé de Oyá 2023, que será realizado no dia 29 de abril, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
Na ocasião, serão entregues troféus para personalidades negras de Cuiabá e da Baixada Cuiabana, escolhidas por um corpo de jurados formado por profissionais que atuam em diferentes setores.
Fonte: leiagora